Alguns cuidados com sua conta no Linkedin podem valorizar seu currículo e aumentar os acessos ao seu perfil.| Foto: Reprodução

Não é segredo algum que recrutadores gostam de dar uma espiada nas redes sociais para conhecer um pouco melhor os candidatos a uma vaga de emprego, ou até para buscar e contatar potenciais profissionais que se encaixem em uma necessidade da empresa. Apesar do Facebook ser um dos principais alvos, o LinkedIn ainda é a melhor porta de entrada para quem quer "vender seu peixe", justamente por oferecer a oportunidade do usuário valorizar suas experiências profissionais, em vez dos dados pessoais.

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Em maio, a rede, cujo acesso e cadastro é gratuito, somava 300 milhões de usuários – quase 60% deles fora dos Estados Unidos. Com tantas pessoas disputando espaço e visualizações, vale seguir algumas dicas simples, mas importantes, para se destacar. Acompanhe abaixo algumas destas ações, sugeridas pelo próprio LinkedIn:

1. Tenha um perfil o mais completo possível

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Na seção "Resumo", escreva a sua história. Inclua um ou dois parágrafos sobre sua experiência, focando em resultados. Você pode escrever este mesmo texto em vários idiomas.

Na seção "Experiência", forneça detalhes sobre seus trabalhos passados. Para incrementar seu currículo, adicione fotos, vídeos ou apresentações relacionadas.

Assim como em qualquer currículo, é importante incluir quais idiomas você fala e o nível de proficiência. Há uma seção específica para incluir esses dados, chamada "Idiomas".

Quanto mais informações você incluir, maior será a "força do seu perfil" – há um círculo no lado direito da sua página que ilustra essa força; quanto mais dados, prêmios e reconhecimentos, mais preenchido fica o círculo.

2. Coloque uma foto

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Pode parecer óbvio, mas uma imagem faz realmente toda a diferença – perfis com fotos são 14 vezes mais vistos do que aqueles sem fotos.

Apenas lembre-se que o LinkedIn é uma rede social profissional e, portanto, fotos suas na balada, curtindo uma praia sem camisa ou festejando com a turma na mesa de bar podem não ser muito recomendáveis.

3. Customize sua URL

Assim como no Facebook, é possível que o usuário do LinkedIn crie uma URL própria para facilitar o acesso a seu perfil.

Para isso, vá em Perfil > Editar Perfil e depois clique na URL que aparece logo abaixo da sua foto, no link "Editar". Depois, clique em "Personalize a URL de perfil público", campo que aparece logo acima na página, no lado direito.

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Se disponível, use seu primeiro e último nomes.

4. Adicione suas conexões

O LinkedIn não é somente uma plataforma para você postar seu currículo. Como rede social, ele serve para que você se conecte com pessoas com interesses em comum. Procure seus colegas de faculdade e de trabalho.

Pra facilitar, logo na página inicial a rede sugere pessoas que você talvez conheça, para ampliar sua rede.

5. Siga empresas

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Siga a sua empresa e outras que possam lhe interessar, justamente para que você possa conhecer melhor essas empresas e acompanhar possíveis vagas abertas.

6. Participe de grupos

Existem mais de 2 milhões de grupos no LinkedIn. Para acessá-los, vá em Interesses > Grupos.

Os grupos podem ser um bom canal para fazer novas conexões, participar de discussões sobre sua área de atuação e acompanhar novas oportunidades de trabalho.

7. Compartilhe

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Você pode não ter notado, mas o LinkedIn, assim como o Facebook e outras redes sociais, também possui uma espécie de feed de notícias, onde você pode compartilhar artigos, links de reportagens ou arquivos – se você é jornalista, por exemplo, é possível compartilhar o PDF de uma matéria sua que foi publicada recentemente.

Postar informações sobre você ou assuntos que lhe interessem é um modo de ser visto por suas conexões, que, como no Facebook, podem curtir, comentar ou compartilhar sua publicação.

Se você quer limitar quem verá sua publicação, no momento da postagem é possível escolher se o conteúdo será visto pelo público em geral da rede ou somente por suas conexões.

8. Siga influenciadores

O LinkedIn possui uma série de "influenciadores", profissionais de destaque em várias áreas de todo o mundo, que os usuários podem seguir por meio da página https://www.linkedin.com/pulse/discover.

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Há mais de 500 nomes, incluindo o fundador da Microsoft Bill Gates; o CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn; o primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron; o guru Deepak Chopra e o presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Por meio dos perfis é possível acessar artigos e insights desses "influenciadores".