Weiler tira proveito de método| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Experiência

Técnica pode render uma TV 43% mais barata, ensina professor

Conhecedor das técnicas utilizadas pelas empresas para monitorar o comportamento do consumidor na internet, o professor Alexandre Weiler testou e comprovou que a pechincha on-line funciona mesmo. Ao longo de três semanas ele usou a técnica para barganhar descontos na compra de uma Smart TV de LED, de 46 polegadas. Fez cadastro em sete sites – Compra Fácil, Submarino, Ponto Frio, Americanas, Fast, Fnac e Saraiva – e pesquisou o modelo desejado. A TV, que inicialmente custava R$ 4.800 acabou saindo por R$ 2.750 – 57% do preço original – e ainda sem custo de frete. "Durante a pechincha, é importante clicar e gastar tempo nos produtos que te interessam, pois o sistema consegue monitorar as suas ações na tela do site", diz Weiler, que ensina a técnica para os seus alunos da pós-graduação.

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Barganhar descontos diante da tela do computador parece tarefa impossível, mas você sabia que é possível pechinchar na internet? E não estamos falando de juntar cupons de desconto, comparar preços ou ficar de olho nas ofertas para economizar nas compras on-line. A pechincha virtual utiliza técnicas de venda usadas pelos sites e portais de grandes varejistas de forma inversa, em benefício dos consumidores.

INFOGRÁFICO: Confira as dicas para barganhar descontos nas compras online

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As grandes marcas que vendem na internet usam técnicas baseadas em marketing de relacionamento para monitorar o comportamento do consumidor no ambiente on-line e rastrear seus hábitos de consumo na internet, explica Alexandre Weiler, professor nos MBAs da faculdade internacional ESIC e empresário da área de marketing digital.

Além dos cookies – que são pequenos arquivos de texto usados para identificar e armazenar informações dos usuários durante a navegação – Weiler destaca o behavior target e o tagueamento da concorrência, duas técnicas capazes de captar e guardar informações sobre o comportamento do público alvo tanto no site da empresa quanto nos portais da concorrência. São informações como o local de onde o usuário está acessando a internet; as páginas visitadas com frequência; os produtos pesquisados; se ele é mais sensível a preços ou prefere melhores formas de pagamento. "O armazenamento desses dados baliza as ações de marketing e vendas das empresas. De posse desses dados, elas customizam a forma como se relacionam com os consumidores para que a mensagem tenha relevância para ele", diz Weiler.

"Já reparou que os produtos e serviços ofertados no e-mail ou nas suas redes sociais estão diretamente relacionados ao seu padrão de navegação na rede?", questiona Luciano Castro, coordenador adjunto do Master em Direção de Comunicação e Publicidade Digital da Esic Business & Marketing School.

Segundo Castro, o método de pechincha on-line funciona muito bem, mas poucas pessoas conhecem porque o comportamento do consumidor rastreado pelos sites segue padrões extremamente técnicos. Além disso, nem todas as empresas utilizam as mesmas técnicas e padrões de monitoramento. O usuário precisa fazer testes e experimentar. Neste caso, o importante é evitar as compras por impulso e ter uma dose extra de paciência para barganhar bons descontos na rede.

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