Cerca de 10% do total de pedidos de Seguro Desemprego no Paraná são bloqueados a cada mês. Os motivos seriam as dúvidas sobre as informações prestadas pelos trabalhadores.
Todo mês, mais de 400 mil trabalhadores dão entrada no pedido de seguro-desemprego. E desse total, 40 mil solicitações são bloqueadas porque a Previdência tem dúvidas sobre os dados fornecidos. A exigência de dados precisos, segundo a Delegacia Regional do Trabalho, é para evitar fraudes. As informações são do ParanáTV.
O benefício é temporário e concedido a partir da demissão do trabalhador. Dependendo da situação, ele pode receber de três a cinco parcelas. É pago para aqueles que trabalharam no mínimo por seis meses e foram demitidos sem justa causa.
Em Curitiba, pode ser requerido nas ruas da Cidadania do Boqueirão, Boa Vista, Regional do Cajuru, Fazendinha, Santa Felicidade, Pinheirinho, Bairro Novo, Cidade Industrial e Agência do Trabalhador, além da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR).
Como dar entrada no pedido
Para dar entrada no seguro, o trabalhador deve comparecer à sede DRT, Agência do Trabalhador ou nas Ruas da Cidadania, de 7 a 120 dias após a demissão.
É preciso levar o requerimento do seguro-desemprego preenchido em duas vias, carteira de trabalho, CPF, cartão do PIS/Pasep ou extrato atualizado, termo de rescisão de contrato, carteira de identidade ou, na falta dessa, certidão de nascimento ou de casamento, os três últimos contracheques e o comprovante de vínculo, obtido por meio do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).
A partir daí, o próximo passo será analisar se o trabalhador recebeu salário nos últimos seis meses, se foi dispensado de forma involuntária, se já foi beneficiado com o seguro nos últimos 16 meses, pois se já tiver recebido o seguro completo, não poderá receber novamente.
Caso tenha trabalhado durante seis meses, o trabalhador tem direito a ganhar três parcelas do seguro, de 12 a 23 meses, pode receber quatro parcelas e acima de 24 meses o número máximo de parcelas é cinco.
Onde requerer o benefício
DRT/PRRua José Loureiro, 574, Centro, Curitiba-PR.
Agência do TrabalhadorRua Pedro Ivo, 744, Centro, Curitiba-PR.
Ruas da CidadaniaBoqueirão (3276-6016)Boa Vista (3251-1019)Regional do Cajuru (3361-2391)Fazendinha (3245-1100)Santa Felicidade (3297-3259)Pinheirinho (3346-1419)Bairro Novo (3289-4141)Cidade Industrial (3268-0007).
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast