Um jovem íntimo das redes sociais sentado na frente de um computador, o dia todo, tentando descobrir o que as pessoas estão falando de uma marca. Essa é uma imagem bem distante da realidade do trabalho de monitoramento e gerenciamento da presença de empresas e profissionais no meio digital.
Hoje essa é uma missão de quase todos os funcionários de agências que atuam com estratégias on-line. Rodrigo Turra, CEO da Redirect Digital Marketing, diz que na sua empresa todos usam as ferramentas disponíveis no mercado.
E elas não são poucas. Segundo Turra, nos últimos três anos a cultura digital se disseminou no país e surgiram inúmeras ferramentas que facilitam o monitoramento. "O Google ainda é a ferramenta de controle mais simples, fácil e ainda é gratuita", diz.
Custo
Milena Gouvêa, coordenadora de Mídias Sociais da HouseCricket Digital & Direct, empresa do Grupo OM Comunicação Integrada, afirma que a maioria das boas ferramentas é paga, embora algumas tenham um valor bem reduzido. "Os custos são dimensionados conforme o tamanho de clientes monitorados ou tamanho de termos pesquisados", explica.
Interação
Segundo ela, o monitoramento contínuo permite entender o comportamento do público diante da marca e identificar oportunidades para interação com os consumidores.
Hoje é impossível "gerenciar um canal com vários seguidores sem poder agendar postagens ou monitorar tudo o que é falado por uma marca", completa Milena. E para Turra, mais importante que coletar informações é interpretar o que elas significam, saber o que fazer com os dados.
Além do Google
Conheça algumas ferramentas que auxiliam no acompanhamento das marcas no meio digital
Marketing Cloud Aponta quem abriu um site, quem leu.
SocialBakers Analytics Monitora diferentes canais sociais de diversas marcas.
Scup Brasileiro, monitora 16 redes sociais.
Hootsuite Permite o controle e visualização de diversas contas de redes sociais em um painel prático.
Napoleon Cat Gerenciador para fan pages no Facebook, faz comparativos com os concorrentes e permite agendar os posts.
Radian 6 Dá informações sobre todas as conversas on-line sobre a sua marca, produtos, concorrentes e tendências do setor.
Comscore Ferramenta que ajuda a decidir onde anunciar. Aponta os veículos de mídia on-line com maior aderência.
TwitterCounter Analisa as estatísticas de perfis no Twitter e as exibe como gráficos.
Tellagence Recém-lançado nos EUA, promete mostrar todo o caminho da informação e seus impactos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast