A Symantec, uma das maiores empresas em soluções de segurança para a internet, criou um site com informações sobre ameaças ligads à Copa do Mundo de futebol. O endereço (www.2010netthreat.com) reúne dados sobre fraudes, spam, vírus e tentativas de roubo de dados relacionados com o esporte número 1 do planeta. "2010 é o ano dos crmes contra os fãs de futebol na internet", anuncia o site, que é todo em inglês.
De acordo com Paul Wood, analista sênior do Symantec Hosted Services, a Copa do Mundo atrai a atenção de mais de um bilhão de fãs de futebol em todo o globo, o que a torna um tema para os cibercriminosos. "Historicamente, qualquer evento esportivo de grande escala demonstrou um aumento em todos os tipos de ameaças virtuais", observa Wood. "Os ataques do tipo phishing aumentaram em 66 por cento durante a Olimpíada de Pequim em 2008." Pelo fato de a copa ocorrer na África, o eixo das ameaças desloca-se para a região, que se torna mais vunerável devido ao crescimento da banda larga na região.
Os usuários da Internet devem prestar atenção para os novos tipos de fraudes. "Os cibercriminosos estão chegando ao ponto de assegurar que websites falsos ou contaminados com códigos maliciosos apareçam no topo dos resultados de busca", diz Gordon Love, diretor regional da Symantec para a África. Isso vale também no caso de ofertas de ingressos e informações sobre jogadores. "Os usuários tendem a acreditar que os sites que aparecem em primeiro tendem a ser legítimos e podem ser clicados sem que se tenha de examinar a fonte."
O pior ainda está por vir, prevê um dos maiores bancos do país
Com escândalo na Justiça, governo Lula bate recorde de denúncias de assédio; assista ao Sem Rodeios
Marcola e Beira-Mar estão recebendo atendimento privilegiado nos presídios federais, relatam policiais
Hamas torturou e executou membros do grupo que eram homossexuais, diz jornal
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast