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Otimização

A dieta do e-mail

Segundo pesquisa da consultoria McGhee (www.mcgheeproductivity.com), os usuários de e-mail chegam a perder até quatro horas por dia apagando incêndios na caixa postal. Isso significa que tempo demais é gasto para se livrar de spams e mensagens que chegam à caixa de entrada dos correios eletrônicos – tempo este que bem poderia estar sendo aplicado em atividades mais produtivas. O problema é que, por mais experientes que sejam, os internautas acabam usando muito pouco as funções dos programas de e-mail e, assim, acumulando lixo. Como tempo é dinheiro, um especialista em e-mail pode oferecer dicas preciosas para usar melhor a ferramenta de comunicação.

Segundo Marcelo Thalemberg, autor dos livros Managing Your Business with Outlook for Dummies e Socorro, Roubaram Meu Tempo – Mais de 100 Dicas para Outlook, a caixa de entrada é um obeso mórbido que, no entanto, pode ser transformado em maratonista através do uso de ferramentas de automação disponíveis, por exemplo, no Outlook, programa da Microsoft usado por 92% das pessoas.

O primeiro passo é simples: clique na coluna "De" para classificar as mensagens por remetente. Depois disso, observe os tipos de mensagem por remetente. Assim, você vai notar as classificações a seguir: 1) informações gerais, como boletins eletrônicos e newsletters; 2) informação de sistemas, que mostram o status de processos empresariais; 3) solicitação de informação; 4) solicitação de tarefas; 5) supervisão de tarefas; 6) convites e reuniões; 7) sociabilidade, marketing pessoal, auto-ajuda e piadas. "Caixa de entrada não é depósito de mensagens e sim um portal de classificação de informações. O objetivo é terminar o turno de trabalho com zero e-mails na caixa de entrada. Não importa o sistema de mensagens: Outlook Express, Outlook, Notes ou Groupwise. Tudo aquilo que você pode medir você pode melhorar", diz Thalemberg.

O desafio de manter uma caixa postal saudável começa com a organização da "Inbox" e passa pela automatização de processos possível graças a recursos presentes nos programas de e-mail. Tendo isso em mente, explorar os softwares é o primeiro passo na "dieta do e-mail". Segundo Marcelo Thalemberg, independentemente do software adotado, é necessário aprender conceitos de fluxo da informação e comportamentos. Com o conhecimento adquirido, o passo seguinte é aplicar regras e tomar atitudes para gerenciar as mensagens antes até que elas cheguem ao correio.

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