Defina regras, categorize contatos, organize pastas e, claro, responda
Duas palavras-chave, filtros e regras, são primordiais para diminuir a gordura nos programas de e-mail. "Quando você não usa filtros, o junk mail (lixo eletrônico) tem valor igual às mensagens importantes para você, e a seleção acaba sendo cronológica", diz o especialista em e-mails Marcelo Thalemberg.
Segundo pesquisa da consultoria McGhee (www.mcgheeproductivity.com), os usuários de e-mail chegam a perder até quatro horas por dia apagando incêndios na caixa postal. Isso significa que tempo demais é gasto para se livrar de spams e mensagens que chegam à caixa de entrada dos correios eletrônicos tempo este que bem poderia estar sendo aplicado em atividades mais produtivas. O problema é que, por mais experientes que sejam, os internautas acabam usando muito pouco as funções dos programas de e-mail e, assim, acumulando lixo. Como tempo é dinheiro, um especialista em e-mail pode oferecer dicas preciosas para usar melhor a ferramenta de comunicação.
Segundo Marcelo Thalemberg, autor dos livros Managing Your Business with Outlook for Dummies e Socorro, Roubaram Meu Tempo Mais de 100 Dicas para Outlook, a caixa de entrada é um obeso mórbido que, no entanto, pode ser transformado em maratonista através do uso de ferramentas de automação disponíveis, por exemplo, no Outlook, programa da Microsoft usado por 92% das pessoas.
O primeiro passo é simples: clique na coluna "De" para classificar as mensagens por remetente. Depois disso, observe os tipos de mensagem por remetente. Assim, você vai notar as classificações a seguir: 1) informações gerais, como boletins eletrônicos e newsletters; 2) informação de sistemas, que mostram o status de processos empresariais; 3) solicitação de informação; 4) solicitação de tarefas; 5) supervisão de tarefas; 6) convites e reuniões; 7) sociabilidade, marketing pessoal, auto-ajuda e piadas. "Caixa de entrada não é depósito de mensagens e sim um portal de classificação de informações. O objetivo é terminar o turno de trabalho com zero e-mails na caixa de entrada. Não importa o sistema de mensagens: Outlook Express, Outlook, Notes ou Groupwise. Tudo aquilo que você pode medir você pode melhorar", diz Thalemberg.
O desafio de manter uma caixa postal saudável começa com a organização da "Inbox" e passa pela automatização de processos possível graças a recursos presentes nos programas de e-mail. Tendo isso em mente, explorar os softwares é o primeiro passo na "dieta do e-mail". Segundo Marcelo Thalemberg, independentemente do software adotado, é necessário aprender conceitos de fluxo da informação e comportamentos. Com o conhecimento adquirido, o passo seguinte é aplicar regras e tomar atitudes para gerenciar as mensagens antes até que elas cheguem ao correio.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast