A Volkswagen, maior das quatro montadoras instaladas no Paraná, é a que passa pelos maiores problemas. A companhia anunciou uma reestruturação que tem como principal medida a demissão de até 6 mil funcionários no país, pelo menos 900 na fábrica de São José dos Pinhais. Desde o início do ano, a empresa já demitiu quase 300 funcionários na unidade, e tomou outras providências para reduzir os custos por exemplo, quatro férias coletivas em apenas sete meses.
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (Simec), Jamil Dávila, diz que as demissões previstas no plano de reestruturação devem ocorrer a partir de janeiro, pois até o fim do ano a unidade seguirá trabalhando em três turnos, para atender aos contratos já fechados. Com o fim de um deles, a produção diária cairá dos atuais 810 veículos para 550.
Com o fim da produção do Audi A3, e o esperado encerramento da linha do Golf, a fábrica vai se limitar à produção do Fox para o mercado interno e para a América Latina. Segundo especialistas, a unidade paranaense deve disputar com a Argentina os dois novos modelos da linha Fox, um sedã e uma picape ou minivan mas a possibilidade de vitória é uma incógnita.
Embora a Volks atribua suas dificuldades exclusivamente ao câmbio, analistas ponderam que a montadora tem problemas de gestão no Brasil e na matriz, além de ineficiência e ociosidade em fábricas como a de São Bernardo do Campo (ABC paulista), maior e mais antiga no país. Lá, 12,4 mil funcionários produzem apenas 180 carros a mais por dia que os 3,8 mil empregados paranaenses.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião