Governo 2.0
Conheça as principais novidades no www.whitehouse.gov, o site oficial da presidência norte-americana. As mudanças entraram no ar um minuto após a posse.
Blog Ainda sem possibilidade de os internautas comentarem, o blog da Casa Branca traz o primeiro discurso de Obama no dia da posse e outras informações do dia a dia do governo. É ali que serão publicadas as leis antes da sanção do presidente. Usuários poderão se posicionar antes da decisão oficial.
Agenda O plano de governo de Obama está todo online, com conteúdo "buscável" por palavra. Na lista entrará, durante o andamento do governo, as metas já cumpridas e outras "promessas".
Menu dinâmico O topo da página traz quatro destaques do conteúdo, que pode ser desde vídeos novos e posts do blog a material fixo. Entre as seções internas, uma bem-humorada história dos presidentes norte-americanos (e dos seus animais de estimação).
Newsletter Campo para visitantes informarem e-mail e CEP. Assim, eles serão informados por e-mail das notícias de sua região.
São Paulo - O primeiro governo on line do mundo começou às 12h01 do dia 20 de janeiro o exato instante em que o site da Casa Branca (www.whitehouse.gov) foi atualizado e passou a ter na home page não apenas o rosto do presidente dos EUA, Barack Obama mas um leque de modernas possibilidades interativas.
Este mesmo minuto pode ter sido o primeiro de uma nova etapa na história dos regimes democráticos: presidente e cidadãos tendo entre si apenas uma parede de bits.
É de se esperar que Obama realmente encabece a migração do governo norte-americano para a web e acabe por influenciar o modo como se administram países no mundo todo. Afinal, ele fez a mais conectada das campanhas presidenciais e relatou cada passo de sua equipe de transição no site www.change.gov. E é um usuário antenado das novas tecnologias, do tipo que não se desgruda de seu BlackBerry. Agora, essa transparência parece estar chegando ao Salão Oval.
Obama quer manter a comunidade on line que se criou em torno dele e foi essencial para sua eleição. Por isso criou um blog no WhiteHouse.gov. Logo no post de apresentação, a promessa que pode mudar a forma como se age politicamente nos dias de hoje: "Publicaremos todas as novas leis no site por cinco dias e deixaremos os usuários comentarem antes de o presidente sancioná-las", diz o texto do diretor de novas mídias da Casa Branca, Macon Philips.
Obama também usará a internet para um discurso semanal, aos sábados, via videocast no YouTube. Tudo "assinável" em leitores de RSS e com design apropriado para a nova geração de cidadãos.
O problema é que estar conectado dá trabalho e exige mudanças nem sempre fáceis de serem implementadas dentro do governo. Depois dos posts inaugurais, demorou dois dias para que o blog da Casa Branca fosse atualizado. Depois disso as postagens passaram a ser cotidianas, numa média de duas ou três por dia.
Por enquanto, vale a intenção do primeiro presidente negro dos EUA. Sim, ele tem tudo para inaugurar a fase em que os governos mundo afora serão considerados 2.0. Vamos acompanhar atentamente.
* * * * * *
Interatividade
Você acha que os dirigentes brasileiros também deveriam melhorar seu uso da internet?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast