O gosto de quatro estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pela tecnologia fez com que eles apostassem em um projeto que alia o conhecimento de obras com o desenvolvimento de softwares. Durante o curso, eles tomaram contato com pesquisas de professores na área de controle de obras e tiveram a idéia de montar um sistema que ajudasse a gerir o fluxo os critérios de qualidade de construções. Com o plano em mãos, receberam abrigo da incubadora da UFPR, o Nemps, e criaram a empresa Techresult.

CARREGANDO :)

A companhia passou os últimos dois anos desenvolvendo o produto que deve ser o carro-chefe das vendas: o Plantracker. O sistema permite que um engenheiro faça anotações em um palm enquanto visita as obras. As informações são passadas para um computador e passam a compor um banco de dados que ajuda a gerir a construção. O software cruza dados do cronograma com o que o técnico anotou e faz um diagnóstico do andamento do projeto.

Além de montar o Plantracker, a empresa passou os últimos dois anos conquistando clientes para a prestação de serviços sob medida. "São softwares encomendados por construtoras para gerir custos e outras necessidades", descreve Fábio Teyerl, um dos sócios da Techresult. Atender encomendas enquanto o produto pensado no lançamento da empresa era aprimorado foi a estratégia adotada para sustentar a iniciativa.

Publicidade