A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, lançou modelos de telefones portáteis mais finos na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, com o objetivo de reagir à forte competição de rivais como a Motorola.
A empresa finlandesa, que fabrica um de cada três celulares vendidos no mundo, sofreu nos últimos dois anos, já que os consumidores passaram a preferir os modelos de menor espessura, depois do sucesso do Motorola RAZR.
Com 13,7 milímetros de espessura, o novo Nokia N76 é tão fino quanto a maioria dos modelos de dimensões similares de fabricantes rivais de menor porte.
- A Nokia parece se ter recuperado com menos baixas da crise dos modelos ultrafinos do que foi quanto aos celulares dobráveis - disse Jussi Hyoty, analista da FIM Securities, em relatório.
Hyoty se referia ao revés que a Nokia sofreu em 2004, com queda de mais de 50% nos preços de suas ações, em espaço de apenas alguns meses, por estar perdendo mercado diante de rivais que ofereciam modelos dobráveis, algo de que a linha de modelos da empresa não dispunha na época.
A Nokia conseguiu manter uma participação no mercado mundial de celulares de cerca de 35% devido à demanda crescente por seus modelos mais baratos nos mercados emergentes.
Também nesta segunda-feira a Nokia apresentou uma nova versão de seu aparelho N93, o N93i, com três milímetros a menos de espessura e recursos de vídeo digital. O produto estará à venda por 600 euros ainda no primeiro trimestre.
O N76 também chegará ao mercado internacional no primeiro trimestre, a preço de cerca de 390 euros antes de impostos e subsídios das operadoras.
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