Já era madrugada quando a Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Reforma Tributária.
O argumento é de que a PEC vai simplificar tributos federais, estaduais e municipais. O texto foi aprovado em 2º turno e prevê, entre outras coisas, a unificação de cinco impostos, a redução de alíquotas para alguns setores e a implementação de um tributo para desestimular consumo de cigarro.
Em relação à parte dos tributos, propriamente, eles vão ser substituídos por dois impostos: um é o IVA, o Importo sobre Valor Agregado, o segundo vai ser gerenciado pela União e o terceiro vai contar com uma gestão compartilhada entre estados e municípios.
No Podcast 15 Minutos de hoje nós falamos sobre como a reforma vai funcionar de forma prática: o que muda a partir da promulgação – isso sem contar, é claro, que o texto ainda vai ser analisado pelo Senado e lá também vai passar por duas votações antes de qualquer decisão.
Para essa tarefa nós convidamos o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.
***
O Podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast