Timidamente, as lojas de rua começam a reagir à maratona de vendas anunciada pelos maiores shopping centers de Curitiba Barigüi, Curitiba, Crystal e Mueller vão abrir por 32 horas seguidas nos dias 23 e 24. Nesta semana, já era possível encontrar algumas casas abertas no calçadão da Rua XV de Novembro, depois das 21 horas. Mais precisamente, duas lojas de roupas, uma perfumaria e uma especializada em canetas. Já é um começo.
Peixe que vale prêmioO piracanjuba, peixe de escamas, pode valer R$ 50 mil nas águas do Rio Paranapanema. E não se trata de história de pescador. Esse é o valor do prêmio recebido pelo oceanólogo Danilo Streit Júnior, aluno de pós-doutorado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que acompanha o dia-a-dia dessa espécie na divisa do Paraná e São Paulo. O pesquisador utiliza o peixe como indicador de eficiência de políticas de preservação ambiental da hidrelétrica Duke Energy. O projeto de pesquisa de Streit Júnior foi vencedor do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação. O dinheiro, segundo o vencedor, será usado na manutenção de um grupo de pesquisas.
Só mulheres no UruguaiFoi a primeira missão empresarial só para mulheres organizada pela Associação Comercial do Paraná, mas não havia distinção de gênero das pessoas que foram ao Hotel Plaza Crystal, em Montevidéu, no Uruguai, conhecer os produtos paranaenses. No finzinho de novembro, 24 empresárias paranaenses expuseram produtos de oito segmentos agropecuário, informática, cosméticos, hotelaria, hospitalar, brinquedos pedagógicos, turismo e serviços de estética. A missão do Conselho da Mulher Executiva fechou dois negócios ainda antes de voltar para casa.
Contabilidade que dá lucroUm inocente balanço de contas pode apontar os caminhos para aumentar o lucro de uma empresa ou mesmo tirá-la do vermelho? Sim, desde que o empresário deixe de ver os registros de contabilidade apenas como uma incontornável exigência do fisco. A opinião é do consultor curitibano César Abicalaffe. "A contabilidade não existe só para pagar imposto. Existe para a empresa sobreviver, para aumentar seus ganhos", diz ele, que há 45 anos pesquisa os motivos do sucesso e do fracasso de empresas brasileiras. Pensando nisso, o consultor desenvolveu um sistema que, a partir dos dados de balanços, aplica 221 fórmulas que apontam, em 30 gráficos, em quê a empresa vai bem e o que precisa melhorar.
Consulta grátisO consultor diz que os resultados ajudam o empresário a deixar de lado o senso comum. "Pagar todas as contas em dia e ver as vendas crescerem de maneira explosiva nem sempre significa que tudo vai bem." Abicalaffe, que foi professor da FAE por mais de 20 anos e hoje é sócio do Instituto Indicare e da Rede Nacional de Controllers Contábeis (Renaccon), diz que a falta de controle é um dos responsáveis pela altíssima mortalidade das empresas brasileiras segundo ele, 97% delas acabam fechadas ou vendidas, metade já no primeiro ano de existência. Até o Natal, o consultor promete analisar gratuitamente a situação de empresas que entrarem em contato pelo e-mail prof.abicalaffe@renaccon.com.br. Os dados serão mantidos sob sigilo os interessados não precisam nem citar o nome da empresa.
economia@gazetadopovo.com.br
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast