![A “treta” do milk-shake: marcas se alfinetam na internet após Ovomaltine mudar de dono | /Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/09/a81ced043a6aed88f8023d1f39a55dbb-gpLarge.png)
O lançamento do milk-shake Ovomaltine pelo McDonald’s na última quarta-feira (14) causou alvoroço nas redes sociais. Usuários não souberam lidar com a saída do cardápio do Bob’s e marcas se aproveitaram do debate para oferecer seus produtos e acirrar ainda mais o debate.
Protagonistas da polêmica, McDonald’s e Bob’s trocaram provocações e a ex-detentora do contrato de exclusividade usou a hashtag #MilkFake ao se referir ao novo produto.
Outras marcas como Giraffas, Burger King e Philips se aproveitaram para atrair consumidores. Preferências à parte, as marcas abusaram da criatividade e travaram uma bela batalha de social media.
McDonald’s começou a polêmica com a hashtag #FinalmenteNoMc.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/09/f88d61ed3ded3eb5dfbb73ebfaaeb24b-gpMedium.png)
Em resposta, Bob’s resolveu ir direto ao ponto e chamou o novo de produto de falso.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/09/a5b1a021eedd164a70dc25b957054f08-gpMedium.png)
A Philips destacou que é possível fazer o próprio shake com os liquidificadores da marca.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/09/f64c2d4edae74ec85ac36740b4673ab1-gpMedium.png)
O Giraffas usou a situação para reforçar a variedade de produtos.
O Burger King aproveitou para fazer propaganda de seu hambúrguer.
História
O Bobs lançou o milk-shake de Ovomaltine em 1959 e, desde 2005, tinha um contrato de exclusividade no uso da marca no Brasil na categoria. O contrato com o Bobs venceu há alguns meses e o McDonalds aproveitou para colocar a marca no seu menu de bebidas. O McDonalds já usava o nome Ovomaltine na sua linha de sobremesas desde 2009.
Para divulgar o sabor Ovomaltine, o McDonalds fará a maior campanha da sua história para a linha de sobremesas, com peças para TV, mídias sociais e mobiliário urbano.
Ingrediente
O cardápio do Bobs continuará a ter a receita de milk-shake que usa o achocolatado Ovomaltine, que agora aparece no menu com o sabor “crocante”. A rede pode usar o ingrediente na receita, mas não pode colocar a marca no cardápio de shakes.
“Nós optamos por não renovar o contrato de exclusividade. Isso seria um investimento desnecessário, que pesaria no bolso do consumidor”, disse Marcello Farrel, diretor geral do Bobs. “As nossas pesquisas apontam que o Bobs é top of mind na categoria de shakes e não o insumo (Ovomaltine). É a nossa fórmula que é considerada imbatível”, ressalta.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião