• Carregando...

O internauta brasileiro tem uma vida virtual tão agitada que, sempre que adere a uma novidade da internet, logo toma conta do espaço. Somos, por exemplo, a maior comunidade mundial do Yahoo! Groups. No Yahoo! Respostas, lançado há apenas dois meses, ocupamos a segunda colocação. No MSN Messenger é impressionante: mesmo não tendo nem 30 milhões de brasileiros com acesso à rede, o Brasil é responsável por 21,6 milhões de usuários ativos no programa de mensagens instantâneas (nos EUA, país que tem sete vezes mais internautas que o Brasil, são 30 milhões); no Hotmail, somos 21 milhões de usuários. Isso sem contar, claro, o Orkut, onde os brasileiros representam 20 milhões de perfis, mais de 90% dos usuários.

Todo esse movimento faz com que o brasileiro seja o usuário doméstico que mais tempo passa navegando na internet no mundo: média de 20 horas e 25 minutos mensais em agosto, segundo o Ibope Net/Ratings. As redes de relacionamento, assim como os programas de mensagens instantâneas, dão um empurrão para a liderança. Por que todo esse "talento" para comunicação online? "O brasileiro é carente, acima de tudo. A gente se abre muito, abre o lado afetivo e descobre na internet um jeito de se soltar, de ter um ombro amigo, mesmo que virtual", diz Orácio Kuradomi, que criou o site de relacionamentos Empresários Brasil (www.em presariosbrasil.com.br) justamente para quem não quer mais usar o Orkut para relacionamentos profissionais.

Por outro lado, somos também um tanto quanto "calorosos" e estendemos toda essa simpatia que usamos na vida social "real" para o ciberespaço. "O jovem, por exemplo, não sai todo dia, mas estende a vida social do fim de semana para o resto da semana via Messenger. No fim das contas, esse tipo de ferramenta aproxima as pessoas", diz Priscyla Alves, executiva da MSN no Brasil e América Latina.

Amigos, amigos

Fã de escaladas, o estudante Mauro Mello Neto corresponde a esse perfil. Ele divide seu tempo entre faculdade, trabalho e o hobby e ainda administra uma intensa vida social que inclui Orkut, MSN Messenger, Skype, Multiply, Yahoo! Groups e Fotolog. Em todos eles, tem presença ativa: só no Messenger, são mais de 50 contatos; no Orkut, soma 418 amigos e 89 comunidades.

A estudante Karynna Thomé Fracassi, de 17 anos, também está nesse time. Usuária assídua de Orkut, Gazaag, Messenger, Skype, Fotolog, etc, a internet fez com que ela ficasse mais "social". "Você sempre conhece um amigo de um amigo que fala com você. E quando temos um churrasco, por exemplo, combinamos tudo pela internet, é mais prático", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]