A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, lançou sua oferta de mais de US$ 100 bilhões pela SABMiller nesta quarta-feira (11), e concordou com a venda da fatia da rival na norte-americana MillerCoors, em uma tentativa de obter aprovação regulatória para a união.
A AB InBev disse que concordou em vender a fatia de 58% da SABMiller na MillerCoors para o outro principal acionista do negócio, a Molson Coors, por US$ 12 bilhões.
A AB IBev, cuja aquisição da SABMiller seria uma das maiores fusões da história corporativa, disse esperar alcançar US$ 1,4 bilhão em economias anuais por sinergias quatro anos após a conclusão do acordo, projetada para o segundo semestre de 2016.
A nova gigante de cervejas combinaria as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell, da SABMiller, e fabricaria quase um terço da cerveja mundial, diminuindo as principais competidoras como Heineken e Carlsberg.
A aquisição, que o Conselho da SABMiller aceitou provisoriamente no mês passado, seria a maior de uma companhia baseada na Grã-Bretanha e a quarta maior na história corporativa.
Expansão
Ao comprar a SABMiller, a AB InBev adicionaria mercados da América Latina como Colômbia e Peru e entraria na África em um momento em que alguns de seus mercados domésticos como os Estados Unidos estão enfraquecendo, conforme consumidores favorecem cervejas artesanais e drinks.
Com base nos preços de fechamento das ações na terça-feira e taxas de câmbio atuais, a oferta vale 70 bilhões de libras, ou US$ 106 bilhões.
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