O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em 17 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) referentes à semana terminada na última sexta-feira (22). A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. Este combustível derivado do petróleo segue vantajoso em sete Estados brasileiros, enquanto em três unidades da federação é indiferente o uso do combustível à base de cana-de-açúcar ou da gasolina pelo consumidor.
Segundo o levantamento, considerando-se que o preço do álcool combustível é competitivo ante o da gasolina se representa até 70% do valor, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são: São Paulo (preço do etanol é 52,35% do preço da gasolina), Mato Grosso (53,8%), Paraná (54,45%), Espírito Santo (58,32%), Bahia (59,59%), Pernambuco (61,42%) e Mato Grosso do Sul (62,99%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País.
Já a gasolina continua mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 79,9% do valor da gasolina), Pará (75,47%) e Amazonas (74,35%). Porém, é indiferente utilizar etanol ou gasolina no tanque na Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia.
O levantamento também revela que os preços médios do álcool combustível caíram nos postos de 21 Estados brasileiro no período analisado, enquanto subiram em outras seis unidades da federação. As maiores quedas foram registradas em Goiás (-5,5%), Mato Grosso (-2,34%), Paraná (-1,38%) e Ceará (-1,18%). Já as altas foram registradas no Distrito Federal (+1,21%), Pará (+1,12%) e Rio Grande do Norte (+0,94%).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast