A empresa americana Abercrombie & Fitch fechou cerca de 340 lojas nos EUA nos últimos seis anos, informou o diretor-executivo da empresa, Jonathan Ramsden, na quarta-feira (2). O número corresponde a um terço de todas as lojas no país.
A marca de roupas, conhecida de brasileiros que vão às compras nos EUA, informou ainda que pretende fechar outras 60 neste ano no país.
Mesmo com a queda no número de lojas, o chefe de operações da empresa afirmou que a estratégia não é algo defensivo. “Importante dizer, nós não vemos o fechamento de lojas como um movimento defensivo, mas sim como algo proativo que nós fazemos para responder as mudanças de como nossos clientes compram”, afirmou Ramsden.
As vendas online da empresa atingiram US$ 1,113 bilhão no ano passado, alta de 2% ante 2014, informou a companhia.
Já as vendas totais cresceram 1% no período ante o ano imediatamente anterior. No último trimestre, porém, as vendas da Abercrombie caíram 2% e da Hollister, outra marca da empresa, 4% ante o penúltimo trimestre.
Polêmicas
A companhia vem tentando se readaptar a mudança no comportamento dos clientes, após se envolver em algumas polêmicas nos últimos anos, com o chamado “marketing de exclusão”.
A empresa enfrentou protestos após decidir associar a marca apenas a pessoas consideradas bonitas.
Além disso, houve polêmica acerca de regras de vestimenta e comportamento a vendedores das lojas.
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