A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) planeja levantar US$ 5 bilhões com uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Hong Kong até o final deste mês de setembro. Fontes ligadas à empresa belgo-brasileira disseram que a cervejaria retomará, assim, o plano abandonado há dois meses, naquele que poderá ser o segundo maior IPO global em 2019, atrás apenas da oferta pública feita pelo Uber, de US$ 8,1 bilhões, no mês de maio.
A AB InBev confirmou que o novo pedido de listagem incluirá sua participação minoritária na Budweiser Brewing Company APAC, mas exclui suas operações na Austrália, que serão vendidas para o grupo japonês Asahi por US$ 11,3 bilhões. A decisão de prosseguir com a venda das ações estaria dependendo de “vários fatores e condições prevalecentes de mercado”, declarou a companhia. O porta-voz da empresa não quis fazer comentários adicionais.
O IPO pode representar um novo impulso para a Bolsa de Hong Kong, em um momento em que o mercado está abalado pela guerra comercial China-EUA e pelos protestos violentos contra o governo.
Com a notícia, as ações da AB InBev valorizaram 4% no início do pregão em Bruxelas, a maior alta nas últimas sete semanas.
A rápida retomada do IPO é a medida mais recente da gigante cervejeira para reduzir sua dívida de mais de US$ 100 bilhões, após a compra da SABMiller, em 2016.
A esperança da AB InBev é de que sua posição de liderança no mercado premium de cerveja na China – com milhões de consumidores – ainda seja atraente para os investidores, apesar da crescente pressão de concorrentes como a Heineken, assim como as mudanças nas preferências dos chineses. Embora a companhia belgo-brasileira detenha participação de 43% no mercado chinês, a fatia já foi de 47%, em 2014, segundo dados da Euromonitor International.
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