O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai pagar o abono salarial a 12,5 milhões de trabalhadores este ano, referente ao ano-base 2006, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT). Ao todo, serão disponibilizados R$ 4,75 bilhões aos trabalhadores para saque, a partir do dia 8 de agosto.
O número de beneficiados subiu 74% em relação ao ano de 2002, quando 7,2 milhões de trabalhadores foram identificados. O número de trabalhadores com vínculo formal de emprego também cresceu, subindo de 28,6 milhões (2002) para 34,4 milhões de trabalhadores no ano passado, segundo o número de estoque de empregos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2005), atualizados com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Para o trabalhador que recebe até dois salários mínimos, o abono salarial torna-se um 14º salário, uma vez que o valor do benefício é de um salário mínimo, R$ 380 aumentando a renda do trabalhador e, por conseqüência, aquecendo a economia.
O pagamento deve começar a ser feito no segundo semestre deste ano e terminará no final do primeiro semestre do próximo ano. Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) recebem o abono salarial nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago no Banco do Brasil.
Pela proposta encaminhada, o pagamento do abono poderá ainda ser feito a partir do mês de julho, por meio do crédito em conta corrente, para inscritos no PIS que possuem conta na Caixa o que representa um total de aproximadamente 1,9 milhão de trabalhadores.
O benefício é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador e servidor que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base (2006), que estavam cadastrados no PIS/Pasep em 2006, há, no mínimo, cinco anos e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias naquele ano.
Algumas empresas e governo pagam diretamente o abono, por meio de convênio com a Caixa ou Banco do Brasil. O trabalhador/servidor recebe o benefício no contra-cheque. Em caso de dúvida, a Caixa mantém o telefone 0800-5742222 para esclarecer os trabalhadores.
Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade. O beneficiado também pode sacar o abono em qualquer cidade do país. Os trabalhadores são identificados como beneficiários do abono pela Rais, declarada anualmente pelas empresas ao MTE.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião