Cerca de 16,3 milhões de trabalhadores receberam o abono salarial do PIS e do Pasep referente ao exercício 2009/2010, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ao todo, foram pagos mais de R$ 7,4 bilhões, com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O número de beneficiados representa 96,31% dos beneficiários identificados no país.
Na segunda-feira, o benefício referente ao exercício 2010/2011 começou a ser pago aos cerca de 4,5 milhões de trabalhadores com conta na Caixa Econômica Federal. Ao todo, foram identificados cerca de 18,4 milhões de trabalhadores com direito a receber o benefício, com um dispêndio estimado em R$ 9,4 bilhões ao FAT.
O pagamento dos demais identificados será feito entre 11 de agosto e 30 de junho de 2011 nas agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa. Para quem recebe pela folha de pagamento, o abono começa a ser pago em julho.
Quem tem direito
Para receber o abono, os trabalhadores devem estar cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.
Também é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base (2009) e ter recebido até dois salários mínimos de média nesse período, além de estar cadastrado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais/ 2009 (Rais).