A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por sua atuação em prol da aprovação da Lei de Acesso à Informação Pública, é a vencedora deste ano do Prêmio Liberdade de Imprensa da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). A honraria foi entregue nesta segunda-feira (20), no primeiro dia do 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo, que acontece em São Paulo.
Fundada em 2002, logo após a comoção provocada pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, a Abraji tem trabalhado pela independência do jornalismo na busca incansável pela verdade.
O prêmio foi entregue ao diretor da Abraji, Fernando Rodrigues, colunista e repórter da Folha de S. Paulo. Rodrigues fez questão de dizer que o nome da Abraji não é um pleonasmo, como possa parecer. "Jornalismo investigativo é sinônimo de um jornalismo alentado, com levantamento e organização de informações muito úteis para os leitores", declarou. Para Rodrigues, um dos papéis da Abraji é descobrir como fazer coberturas com cada vez mais qualidade.
"O bom jornalismo, de qualidade, independente, sempre será necessário", afirmou ele, que acredita em formas de financiamento que manterão de pé essa atividade fundamental para uma sociedade bem constituída.