As diretorias de Abyara, Agra e Klabin Segall anunciaram na madrugada desta quarta-feira proposta de incorporação das atividades na Agre Empreendimentos, negócio que formará uma das três maiores empresas do setor imobiliário do país.
A operação, que envolve a Veremonte Participações, do empresário espanhol Enrique Bañuelos, criará uma companhia com valor de mercado no final de junho de 2,3 bilhões de reais, patrimônio líquido de 1,5 bilhão e banco de terrenos de 19 bilhões de reais.
A Agre, que terá ações listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, será criada com a incorporação das ações das três empresas que serão substituídas por papéis da nova empresa.
A relação de troca proposta é de uma ação da Agre para 5,185657061 ações ordinárias da Abyara. Com relação à Agra, a relação proposta é de uma para 4,858175714 ações e para a Klabin Segall a relação é de uma ação da Agre para 4,775142186 papéis da Klabin Segall.
Segundo a proposta, a Agre emitirá 100 milhões de ações ordinárias para os acionistas das três companhias. Ao final, investidores da Abyara terão 20,23 por cento da Agre, os acionistas da Agra terão 49,26 por cento da nova empresa e os da Klabin Segall ficarão com 30,51 por cento.
As empresas estimam convocar assembleias para aprovação da proposta em 15 dias.
Ainda parte do processo de criação da Agre, a Agra passou à Veremonte toda a participação que tinha indiretamente na Abyara e na Klabin Segall, por 189 milhões de reais em dinheiro. Com isso, a empresa de Bañuelos terá 51 por cento do capital social da Abyara e 43,8 por cento da Klabin Segall.
Pela proposta, a Agre será presidida por Luiz Roberto Pinto, atual diretor presidente da Agra.