Uma academia de profissões. Essa foi a aposta dos professores e empresários Dario Paixão (foto), Nicolás Ramírez e Thiago Paiva na hora de abrir um negócio que supra a carência de qualificação profissional. Com um investimento inicial de R$ 350 mil, a Choice Academia de Profissões vai ser oficialmente inaugurada em janeiro, no bairro Bigorrilho, em Curitiba a escola já recebe inscrições para as atividades.
Os cursos ministrados na academia terão duração de três a cinco meses, em média, e com mensalidades entre R$ 320 e R$ 350. Os 16 cursos serão voltados diretamente para quem já atua na área a ser desenvolvida, como gestão financeiro, gestão de Marketing e gestão de Clínicas Médicas.
Dario Paixão, um dos sócios da Choice Academia de Profissões, conversou com a reportagem.
Como surgiu o conceito de academia de profissões?
Levamos dois anos para planejar a academia e criar a sua metodologia. No plano de negócios da empresa, identificamos que a maior parte dos cursos profissionalizantes no mercado é focada na empregabilidade, ajudam a conseguir emprego. O nosso foco é de qualificação profissional, para pessoas que estejam inseridas no mercado e buscam melhorar o seu desempenho.
Quais são os formatos dos cursos da academia?
Temos uma metodologia de ensino voltado a profissões. Temos os cursos chamados "Jobs", de quatro a seis meses, em que o objetivo é aprimorar o conhecimento em determinadas profissões. No caso do modelo "Tools" são ensinadas algumas ferramentas que irão ajudar os profissionais no dia a dia de seus empregos, com duração mais curta, de um a dois meses. Há ainda outras opções, como o "In Company", em que empresas nos contratam para levarmos, no ambiente corporativo, os cursos para seus funcionários. O "On Demand" traz cursos sob medida, planejados de acordo com a demanda das empresas, além de "Carrer", um serviço de acompanhamento e aconselhamento profissional aos seus alunos.
* * * * *
Vou de táxi...
O aplicativo Taxijá, desenvolvido para Android e iOS, começou a funcionar em Curitiba na última semana. Utilizando a localização do usuário por GPS e pela triangulação das antenas, o aplicativo identifica o motorista mais próximo do local do passageiro. Pelo celular, o cliente pode enxergar os carros disponíveis e acompanhar o trajeto do táxi escolhido até o local do chamado. Caso queira, também pode fazer uma ligação para o taxista. Há uma versão em inglês, destinada a turistas.
"Para o passageiro, o sistema proporciona comodidade e segurança. Para o taxista, é uma forma inteligente de empregar a tecnologia para garantir, além da segurança, uma renda extra, crescimento profissional e economia de combustível", diz um dos idealizadores do projeto, Arthur Pelanda. Os taxistas interessados podem se cadastrar para usar o Taxijá. Nos primeiros três meses, o serviço é gratuito. Após esse período, o taxista é cobrado uma taxa de R$ 2 por corrida aceita. Para os passageiros o aplicativo é sempre gratuito. Mais informações pelo site www.taxija.com.
Noel do chocolate
No ano do Natal das lembrancinhas, quem se deu bem foram as lojas de produtos mais acessíveis. As vendas de Natal da curitibana Icab Chocolates, por exemplo, aumentaram 14% em 2012 em relação ao feriado do ano anterior, de acordo com a empresa. A data é a segunda melhor para a Icab no ano, atrás apenas da Páscoa.
Hora do espumante
Agora, é a hora da cerveja e do espumante saírem das prateleiras. Com o calor de dezembro, a venda de cervejas aumentou 80% nas lojas do Walmart em relação ao mês anterior. A rede espera agora um crescimento de 25% nas vendas de espumantes neste fim de ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A época responde por 30% das vendas anuais de espumantes.
Recorde nas Cataratas
O número de turistas nas Cataratas, em Foz do Iguaçu, bateu um recorde em 2012. Foram 1,5 milhão de pessoas que passaram pelo ponto turístico mais conhecido do Paraná, uma alta de 7,9% em relação ao ano anterior. O destino ganhou destaque após ser eleito, em 2011, uma das sete maravilhas mundiais da natureza. Em 2013, o parque pretende inaugurar novos atrativos, como a implementação de uma cicotrilha e a entrega das obras de reforma do Centro de Visitantes.