Começa na manhã desta terça-feira (20) a operação Alerta Fiscal, da Secretaria de Estado da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado. O objetivo da ação é negociar ao menos metade dos R$ 1,8 bilhão devidos por 2.322 empresas ativas em Curitiba e região metropolitana, além de orientar empresários e prevenir novas sonegações.
A operação, que contará com 300 auditores e 10 procuradores, é uma continuação do "Alerta Fiscal" realizado no ano passado nas cidades de Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Londrina, e que resultou na negociação de R$ 29,9 milhões com pouco mais de 2 mil empresas. "Nosso propósito é muito mais orientativo e preventivo. Não se trata de um arrastão ou de um arrocho aos contribuintes devedores, por isso mesmo estamos avisando a população com antecedência da operação", frisou o diretor de Fiscalização da Sefa, Clovis Roge.
Entre as atividades programadas na operação estão a fiscalização em rodovias federais e algumas das principais vias de Curitiba e municípios vizinhos (situação das cargas transportadas e IPVA); carga e descarga de mercadorias no perímetro; mercados; shopping centers; ruas de comércio intenso em geral (verificação dos equipamentos de emissão de cupom fiscal, por exemplo, e situação das cargas em estoque); empresas transportadoras; postos de combustíveis; Aeroporto Afonso Pena e central dos Correios.
OrientaçãoDurante a operação, que vai até sexta-feira (23), duas vans ficarão nos calçadões da Rua XV de Curitiba e do Centro de São José dos Pinhais, respectivamente, para prestar qualquer tipo de orientação aos contribuintes pessoa física ou jurídica. Ainda na terça e na quarta-feira (21), entre 19 e 22 horas, palestras voltadas a contadores, empresários, advogados etc, sobre Nota Fiscal Eletrônica, Simples Nacional, entre outros temas, serão realizadas no auditório Caio Amaral Gruber, do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (Cietep), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico.
ServiçoQuem ainda não foi contatado pela Receita Estadual ou mesmo pela PGE, mas quer negociar seu débito pode ligar para o telefone da 1.ª Delegaria Regional da Receita, no (41) 3304-9200 e agendar uma reunião ou mesmo comparecer pessoalmente. A 1.ª DRR fica na Rua Lourenço Pinto, 50 e a 2.ª DRR, na Rua Pedro Ivo, 386.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião