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Imprensa

Ação vai valorizar jornal impresso

Ana Amélia Cunha Pereira Filizola assina a ata da reunião que marca sua posse como presidente do Sindejor Paraná | Felipe Rosa/ Gazeta do Povo
Ana Amélia Cunha Pereira Filizola assina a ata da reunião que marca sua posse como presidente do Sindejor Paraná (Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo)

Veículos de comunicação do Paraná vão veicular, em breve, uma campanha de valorização do impresso. Os anúncios vão reforçar, ao mercado e aos leitores, a importância do jornal. Essa é uma das ações que serão desencadeadas pela nova presidente do Sindicato das Empresas Pro­­prietárias de Jornais e Revis­­tas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da Unidade de Negócios Jornais da Gazeta do Povo.

Terceira pessoa a comandar a entidade, criada em 1979, ela disse ontem, na posse, que seu objetivo é tornar o sindicato atuante, o que deve atrair mais empresas. Hoje, são 26 associados. Antes de Ana Amélia, foram presidentes Abdo Kudri e Paulo Pimentel. Ela deve ficar na função até 2014. A presidente se comprometeu a co­­nhecer os anseios dos associados e manter as empresas informadas das discussões sobre o futuro dos jornais. De acordo com ela, também as pequenas empresas precisam estar atentas, mesmo que as tendências ainda estejam longe de suas realidades.

Os empresários que participaram da posse pediram que o Sin­­dejor tome uma atitude em relação aos pequenos jornais, irregulares, que proliferam e concorrem de forma desleal com os veículos formalizados na atração de anúncios. Ana Amélia afirmou que serão avaliadas medidas possíveis e que o sindicato vai recomendar, oficialmente, que ór­­gãos públicos não anunciem em veículos que não tenham jornalista responsável, documentação em dia e um período mínimo de circulação.

Tendências

Já colocando em prática uma das metas da nova direção, que é man­­ter os associados informados sobre as discussões que en­­volvem o jornal impresso, Ana Amélia apontou alguns temas que são tra­­tados nos encontros da Asso­­cia­­ção Nacional de Jor­­nais (ANJ). Segundo ela, o mais importante é que as empresas pensem e se posicionem como multiplataforma e não só como veículo impresso. E isso não deve ser deixado de lado, com­­pleta, apesar de entender que para as pequenas empresas es­­sa é uma realidade ainda distante.

Cada plataforma tem suas ca­­racterísticas e merece um tratamento, mas Ana Amélia sugeriu que as empresas mantenham a mesma marca usada no impresso porque assim uma plataforma ajuda a outra a crescer. Além disso, a personalidade deve ser a mesma nas diferentes plataformas.

Para que esse processo de estar em vários locais dê certo, apontou a presidente do Sindejor, é im­­portante também que haja integração na produção de con­­teú­­do e na venda de publicidade. Isso exige, de acordo com ela, a par­­tici­­pação dos profissionais que trabalham no veículo de co­­mu­­nicação e das agências de publicidade.

Ser multiplataforma é estar no impresso, internet, tablets e mo­­bile. A internet, que já é uma realidade há alguns anos, apresenta o desafio de equilibrar geração de audiência com co­­brança de conteúdo. A ANJ, lembrou Ana Amé­­lia, sugere que as empresas analisem com atenção o caso do New York Times, que conseguiu resolver essa equação. Depois de um estudo minucioso da sua audiência no online, passou a cobrar a partir de determinado número de acessos. Não houve perda de audiência e o veículo ainda ganhou receita.

Os tablets, explicou a presidente, não podem ser deixados de lado, apesar do seu alto custo. Eles servem para ocupar posição, ampliar a audiência e atrair anúncios multiplataforma, com­­pletou Ana Amélia. O mobile tem características semelhantes e ainda, em função da agilidade, auxilia na prestação de serviços.

O jornal impresso, no seu formato tradicional, também pode atrair leitores, de acordo com a presidente do Sindejor. Para ela, é importante a realização de eventos presenciais regionais, o desenvolvimento de projetos especiais e produtos dirigidos, como revistas, e a necessidade da criação de um novo modelo de negócios.

Federação nacional

No último dia 7, André Luiz Jungblut, do Rio Grande do Sul, assumiu a presidência da Federação Nacional de Empresas de Jornais e Revistas (Fenajore), até então presidida por Paulo Pimentel.

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