O hóspede que entra em um hotel da rede Ibis percebe que tudo é padronizado: o tamanho do quarto, os corredores, a recepção e até os quadros pendurados na parede. Uma nova bandeira Ibis a Ibis Sytles chega ao Brasil oficialmente nesta semana para subverter essa tendência, propondo que cada empreendimento tenha sua própria "cara", com design arrojado e de preferência com um tema que possa ser facilmente identificado pelo cliente. Tudo por um preço popular, muitas vezes igual ao do Ibis.
A chegada do Ibis Styles ao país serve menos a uma proposta estética e mais a uma necessidade de negócio da Accor. Tanto é assim que, já na largada, a rede francesa, líder em hotelaria no país, está apostando fortemente na ideia. Ao contrário do que ocorre com o Ibis tradicional, que obedece a padrões e quase sempre tem de ser construído do zero, o Styles facilita muito a conversão de empreendimentos independentes, aumentando bastante a velocidade de inaugurações.
O lançamento da bandeira Ibis Styles será feito nesta semana, mas a Accor já tem três empreendimentos prontos. São duas unidades em Belo Horizonte (MG) e uma em Joinville (SC) - no município catarinense, por exemplo, o novo Ibis Styles era originalmente um Mercure, marca da Accor voltada a um público de renda mais alta. O investimento total nas três unidades é de R$ 54,8 milhões, de acordo com a empresa. A rede diz ter mais contratos assinados para abrir mais 15 Ibis Styles nos próximos anos.
Estratégia
De acordo com fontes de mercado, as conversões são uma forma inteligente de ampliar rapidamente o domínio de uma marca hoteleira. A adaptação de um hotel pode ficar pronta em três a seis meses, dependendo do tamanho da reforma necessária.
Segundo Franck Pruvost, diretor-geral da família de hotéis Ibis para a América do Sul, a espera por um empreendimento desenvolvido do zero, em conjunto com uma incorporadora, é de pelo menos três anos.