As ações da TIM Participações subiam nesta terça-feira, depois que executivos afirmaram que as margens da operadora de telefonia móvel vão crescer nos próximos trimestres.
"A performance deve melhorar no mercado pré-pago", afirmou o presidente da TIM, Luca Luciani, em teleconferência com analistas sobre os resultados do segundo trimestre da empresa.
Depois, em conversa telefônica com jornalistas, Luciani afirmou que a empresa centrará esforços também no segmento pós-pago no terceiro trimestre.
Às 15h07, a ação preferencial da TIM subia 5,08 por cento, para 4,34 reais, enquanto o papel ordinário exibia alta de 2,34 por cento, a 5,68 reais. O Ibovespa apontava valorização de 0,46 por cento.
Na segunda-feira à noite, a TIM divulgou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 736 milhões de reais de abril a junho, alta de 15,5 por cento na comparação anual.
A margem Ebitda passou de 20 por cento para 22,3 por cento, à medida que a operadora reduziu custos relacionados à interconexão e reduziu despesas com dívidas de difícil recuperação e funcionários.
Apesar de divulgar prejuízo líquido de 15,2 milhões de reais para o segundo trimestre, comparado com perda de 66,3 milhões de reais um ano antes, analistas consideraram os números como positivos.
Vendas maiores de celulares limitaram o prejuízo líquido, informou a companhia, que foi capaz de reduzir a perda de clientes no período.
"Os resultados da TIM foram encorajadores, apesar de alguma lição de casa ser necessária ainda, e reforçamos nossa posição positiva sobre a ação e sobre melhor quadro operacional", disse em relatório o analista Valder Nogueira, do Itaú.
Sobre a previsão de Ebitda de 3,3 bilhões de reais para a TIM Participações em 2009, Luciani foi evasivo. Ele evitou confirmar a meta, embora tenha admitido a jornalistas que todo o contexto quando essa estimativa foi feita "era de crise, de desvalorização do real".
"Basicamente, o cenário estava objetivamente um pouco diferente. Era um cenário mais pessimista do que foi na realidade na primeira metade deste ano", disse.
O Bank of America Merrill Lynch, após os resultados da TIM, elevou o preço-alvo das ações da empresa nos Estados Unidos de 22 dólares para 26 dólares e manteve recomendação de "compra".
INTELIG
Segundo Luciani, a TIM deve concluir no quarto trimestre a compra da Intelig, quando já deverá capturar as primeiras sinergias. A unidade brasileira da Telecom Italia anunciou em meados de abril a aquisição da operadora de longa distância.
O presidente da TIM afirmou que a Intelig não é importante apenas por reduzir os custos de interconexão, mas também pela carteira de clientes corporativos e pela oferta de convergência, com serviços de voz e Internet.
"Se focamos só para componente de custo, (com a Intelig) já temos uma adição de dois pontos na margem Ebitda na perpetuidade", disse Luciani a jornalistas.