As ações do Facebook dispararam na noite desta quarta-feira (30/10) no after market (negociações após o fechamento do pregão tradicional) após a rede social divulgar resultados melhores que os esperados pelos analistas para o terceiro trimestre.
A receita total da empresa, por sua vez, subiu 60%, para US$ 2,02 bilhões. E a empresa saiu de um prejuízo de US$ 59 milhões no terceiro trimestre de 2012 para um lucro de US$ 425 milhões agora.
O faturamento com publicidade móvel, há alguns meses considerado o calcanhar de aquiles da empresa, passou a responder por 49% do total das receitas - um ano antes, eram só 14%. A publicidade em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, é vista como fundamental para a rentabilização da rede social, pois cada vez mais os usuários passam a acessar o site por meio desses dispositivos, em vez de via computadores tradicionais.
Em um ano, o número de usuários da rede via aparelhos móveis subiu 6,7%, para 874 milhões, e já representa 73,4% do total de seguidores -que tem 1,19 bilhão de usuários, alta de 3,5% ante o 1,15 bilhão do terceiro trimestre do ano passado.
Ceticismo
Há alguns meses, a empresa de Mike Zuckerberg sofria com o ceticismo de investidores, pois a rede não conseguia encontrar uma fórmula de rentabilizar sua plataforma móvel.
As ações da empresa, que estrearam na Bolsa em 2012 cotadas a US$ 38, despencaram nos meses que se seguiram à esperada abertura de capital, em maio, e chegaram a ser cotadas a US$ 18, em setembro daquele ano.
A rede passou a direcionar seus esforços para os dispositivos móveis e conseguiu reconquistar a confiança dos investidores.
Nesta quarta, depois do fechamento do mercado, as ações avançavam 10%, cotadas a US$ 53,83 por volta das 19h (horário de Brasília), o que representa uma valorização de 42% desde a abertura de capital.
A próxima rede social que deve estrear na Bolsa de Valores é o Twitter. A empresa já fez seu pedido à SEC (órgão equivalente à CVM nos EUA), mas a data ainda não está definida.
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