A Bolsa teve o maior giro do ano nesta quarta-feira (3), com alta de 2,04%, chegando a 83.273 pontos. Já o dólar caiu mais 1%, ficando na casa de R$ 3,90, reprisando o movimento de baixa que marcou a também a terça-feira (2). Sinais de que o mercado financeiro escolheu um lado nesta tumultuada eleição no Brasil, explica Roberto Indech, analista da Rico Investimentos e colunista da Gazeta do Povo (assista a análise).
O lado, neste caso, é o do candidato do PSL Jair Bolsonaro, que também nesta quarta-feira apareceu liderando com certa folga a corrida pelo Palácio do Planalto segundo a última rodada de pesquisas do Ibope* – 35% contra 23% do petista Fernando Haddad.
LEIA MAIS: Para o mercado não é cedo para apostar em Bolsonaro: Bolsa tem maior giro do ano
“Isso ficou evidente depois do resultado da pesquisa Ibope [segunda-feira, 1º]**. Está sendo dado [pelo mercado] o benefício da dúvida ao candidato Jair Bolsonaro. Diferentemente daquilo que se via quando o Fernando Haddad aparecia subindo nas pesquisas”, afirmou Indech, durante participação no programa Última Análise, comandado pela jornalista Cristina Graeml nesta Gazeta do Povo.
Para o mercado, a aposta é que analistas e investidores escolheram ver Bolsonaro como reformista e liberal, muito em razão de seu economista, Paulo Guedes, que tem uma agenda à direita para o país. “Ações de empresas estatais são mais sensíveis a esses movimentos anti-PT. Se você for ver, as ações do Banco do Brasil subiram mais de 9%. Eletrobras 8,6%. Isso não é normal na Bolsa de Valores”, reforça o analista. “O mercado parece não aguentar mais esse intervencionismo todo, principalmente da era Dilma {2001 a 2016] das estatais”, completa Indech.
*Pesquisa realizada pelo Ibope nos dias 1.º e 2 de outubro com 3.010 entrevistados (Brasil). Contratada por: REDE GLOBO E O ESTADO DE S.PAULO . Registro no TSE: BR-08245/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu
**Pesquisa realizada pelo Ibope nos dias 29 e 30 de setembro com 3.010 entrevistados (Brasil). Contratada por: REDE GLOBO E O ESTADO DE S.PAULO . Registro no TSE: BR-08650/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast