Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsa

Ações na Ásia caem por preocupações com economia dos EUA

As bolsas da Ásia caíram nesta quarta-feira diante dos crescentes temores de que a crise no mercado de empréstimos imobiliários de risco nos Estados Unidos possa trazer prejuízos à economia do país.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio caiu 1,2 por cento e o principal índice australiano perdeu 1,97 por cento, sua maior queda diária desde meados de março.

"A questão dos empréstimos imobiliários nos Estados Unidos está em destaque novamente. Não é uma atmosfera onde as pessoas podem tomar posições de risco agressivas", disse um operador de um banco japonês.

O índice de ações asiáticas não japonesas MSCI caiu 1,36 por cento, perdendo terreno pela quarta sessão consecutiva. Na contramão, o índice referencial da bolsa de Xangai fechou sua sessão com alta de 2,65 por cento.

O iene se valorizou diante da preocupação com o mercado norte-americano. E a valorização da moeda japonesa afetou os exportadores como a Canon Inc., Nissan e Toyota, cujas ações caíram cerca de 2 por cento.

Na Coréia do Sul, o índice referencial KOSPI fechou em baixa de 0,94 por cento. As ações da Hyundai Heavy Industries perderam 7,3 por cento e as da Samsung Electronics caíram 1,2 por cento.

Satoshi Matsunaga, analista do Mitsui Bussan Futures Ltd., disse que os investidores estão mais cauteloso com o risco, diminuindo as operações de "carry trade" e abandonando ativos de risco. "Por trás da queda do mercado de Nova York está a aversão ao risco", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.