As ações dos Estados Unidos subiram para patamares recordes de alta nesta quarta-feira (18), após o Federal Reserve surpreender investidores e manter intacto o seu programa de compra de títulos, que tem amparado o rali de Wall Street de mais de 20% neste ano. O índice Dow Jones avançou 0,95%, para 15.676 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,22 por cento, para 1.725 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,01%, para 3.783 pontos.
As ações operavam em queda modesta antes do anúncio, mas após o comunicado do Fed os índices Dow Jones e S&P 500 rapidamente dispararam para as máximas da sessão, após o banco central afirmar que por ora vai continuar comprando títulos em ritmo de 85 bilhões de dólares por mês.
Embora as ações tenham avançado devido à decisão do Fed, ainda há dúvidas sobre se o rali será sustentado, uma vez que o banco central expressou preocupação com a taxa de crescimento da economia e com as possíveis batalhas fiscais por vir.
A maioria dos participantes do mercado esperava que o banco central dos Estados Unidos desse início a uma retirada do programa de estímulo, reduzindo-o em cerca de 10 bilhões de dólares ao mês. "O mercado adorou o fato de não haver redução. Veremos se isso vai durar", disse o vice-presidente de investimentos do Commonwealth Financial, Brad McMillan. "Da perspectiva de curto prazo para as bolsas de valores, pode parecer uma boa coisa porque o mercado gosta de ver contínuo estímulo do Fed. Do ponto de vista da economia real, isso diz que o Fed está mais nervoso sobre a economia do que é costumeiramente percebido", completou.
Em coletiva de imprensa após o anúncio, o chairman do Fed, Ben Bernanke, disse que o plano é manter uma política altamente acomodativa, buscando avaliar se a perspectiva básica para a economia é confirmada. Apenas então o banco central tomará o primeiro passo para remover o estímulo.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast