A Grécia e a zona do euro estão perto de um acordo sobre um pacote de financiamento em troca de reformas, afirmou uma autoridade sênior grega antes de uma reunião crucial de ministros das Finanças da zona do euro nesta sexta-feira (20).
A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que a Grécia fez muitas concessões para alcançar um acordo e que a zona do euro deveria mostrar alguma flexibilidade também.
"Cobrimos quatro quintos da distância, eles também precisam cobrir um quinto", disse a autoridade, acrescentando que a Grécia quer alcançar um acordo nesta sexta-feira, mas que não vai desistir frente à pressão do Eurogrupo.
AlemanhaUma porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o mais recente pedido da Grécia de extensão de seu acordo de empréstimo com a Europa é um "bom sinal" e dá uma base para mais conversas.
Falando em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, a porta-voz Christiane Wirtz disse que o governo está unido em sua posição e elogiou o ministro das Finanças, Wolfgang Schaeuble, por fazer um "excelente trabalho nesta crise e nas negociações com a Grécia".
No entanto, ela enviou uma mensagem mais conciliatória do que Schaeuble na quinta-feira, quando ele divulgou comunicado rejeitando a proposta de sua contraparte grega, Yanis Varoufakis.
"A carta do ministro grego das Finanças deixa claro que a Grécia continua interessada no apoio da União Europeia", disse Wirtz. "Essa carta é um bom sinal que nos permite continuar a negociar".
Ela acrescentou que a reunião dos ministros das Finanças da zona do euro em Bruxelas nesta sexta-feira vai "continuar a negociar nesta base" e que as conversas vão "com alguma esperança levar a um acordo com a Grécia".