São Paulo - As vendas do comércio varejista devem aumentar 6% no primeiro trimestre na capital paulista ante igual período de 2009, projeta a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De acordo com o presidente da entidade, Alencar Burti, o ano começou dentro do esperado, com crescimento de vendas e queda da inadimplência.
Com base nos dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a ACSP informou que as vendas a prazo aumentaram 5,1% na primeira quinzena de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão é equivalente ao aumento verificado nas vendas nesta modalidade no fim de 2009, de 5%.
As vendas à vista, medidas por meio das consultas ao SCPC/Cheque, subiram 8,5% na primeira quinzena de janeiro ante o mesmo período de 2009. O resultado reflete uma aceleração quando comparado ao fechamento das vendas nesta modalidade no ano passado, cujo crescimento foi de 7,4%. De acordo com a ACSP, o desempenho está relacionado às liquidações do varejo no início de 2010.
Segundo a entidade, a inadimplência manteve uma tendência de queda no início do ano. Os registros recebidos (carnês em atraso) tiveram queda de 2,6% na primeira quinzena de janeiro na comparação com igual período de 2009. No mesmo período, os cancelamentos (carnês que saíram do registro) tiveram alta de 8,2%. Para a entidade, o consumidor está aproveitando o momento para renegociar débitos atrasados.