| Foto: Gilberto Yamamoto

Os brasileiros estão dando adeus nesta terça-feira, dia 30, ao Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN, o programa de mensagens instantâneas que marcou uma era. O serviço está sendo descontinuado pela Microsoft e os usuários têm a opção de migrar para o Skype, comprado pela fabricante do Windows por US$ 8,5 bilhões em 2011 – preço equivalente a mais de oito Instagrams.

CARREGANDO :)

A compra está por trás da decisão da Microsoft em acabar com o Messenger. A empresa precisa rentabilizar o Skype e o MSN vinha perdendo usuários nos últimos anos. Três anos atrás, o serviço contava com 300 milhões de usuários; agora, são "mais de 100 milhões".

A chegada das redes sociais, especialmente do Facebook, alterou a maneira com que as pessoas trocam mensagens on-line – muitas optaram por centralizar as conversas dentro do próprio do Facebook. Com isso, o Messenger perdeu espaço. Além disso, fazia pouco sentido manter dois programas parecidos de troca de mensagens.

Publicidade

O Skype se tornou uma divisão própria dentro da Microsoft, com faturamento de US$ 2 bilhões, de acordo com o último resultado da empresa. Apesar de gratuito para os serviços tradicionais – troca de mensagens, conversa de Skype para Skype ou Skype com Facetime –, o Skype funciona num modelo "freemium". Para ligações internacionais, celular ou DDD, os usuários são cobrados pelo serviço. Agora, se conseguir migrar os 100 milhões de usuários restantes do MSN para o Skype, a empresa tem a chance de oferece esses serviços a eles também. O modelo de negócio do Messenger era baseado em anúncios, com receita bem abaixo do Skype.

Lync

Enquanto o Skype é voltado para o consumidor final e para o pequeno empresário, a divisão do Skype da Microsoft também conta com o serviço Lync, focado no mercado corporativo e nas médias e grandes empresas. No mês que vem, os dois serviços também passam a funcionar juntos. Os clientes do Lync poderão trocar mensagens e fazer conexões de vídeo com os usuários do Skype – trazendo ainda mais um benefício para as empresas que adotarem o serviço.

E-mail

Apesar do fim do messenger, nada vai mudar para os usuários do Hotmail. Os emails poderão ser acessados pelo www.hotmail.com.br. A Microsoft já sugere aos usuários que eles migrem para o Outlook, mas ainda não há confirmação por parte da empresa de que o Hotmail vai acabar.

Publicidade

China

O Messenger continuará a funcionar apenas na China – possivelmente por causa de restrições do governo chinês ao Skype. O Brasil é o último país a ter o serviço desligado.

Veja perguntas e respostas sobre como funciona a migração do MSN para o Skype:

Como faço a migração para o Skype?

Caso não tenha o Skype, baixe o programa, que é gratuito, no endereço www.skype.com/pt-br/download-skype/. Depois, basta realizar o login no serviço utilizando o mesmo nome de usuário e senha da conta do MSN.

Publicidade

Os contatos serão perdidos?

Não, a migração é automática. Quando o usuário fizer o login no Skype com sua conta do MSN, automaticamente todos os contatos também serão "levados" para o Skype.

Quais as principais diferenças do MSN com o Skype?

O Skype pode ser integrado com o Facebook, por exemplo. Para conversar com seus amigos da rede social pelo programa da Microsoft, basta entrar em "Contatos" e selecionar a caixa "Facebook". Depois, é preciso ir em "Conectar ao Facebook" e colocar o nome do usuário e senha usados para acessar a rede social. Os contatos do Facebook vão aparecer no Skype.

Quando é preciso pagar no Skype?

Publicidade

Apenas quando o usuário quiser fazer ligações para celular, telefone fixo DDD ou internacional. Nesses casos, o usuário precisará colocar créditos no Skype, por meio do cartão de crédito ou boleto bancário.