Pelo menos um em cada três adultos que gostam de games passam dez horas ou mais por semana entre videogames e jogos de PC, bem mais do que crianças e adolescentes com o mesmo perfil. Foi o que constatou uma pesquisa realizada pela Consumer Electronics Association (CEA), grupo que reúne mais de dois mil representantes de fabricantes e projetistas de tecnologia de consumo.

CARREGANDO :)

O levantamento da CEA, que responde por um faturamento anual de US$ 125 bilhões em vendas, é parte do estudo anual de jogos tecnológicos da associação e consultou mais de 1.700 adultos que usam games e pelo menos 500 jovens entre 12 e 17 anos. Dentre os entrevistados, questionados pela internet e pelo telefone, apenas 11% dos jovens fica tanto tempo jogando quanto os adultos.

De acordo com o estudo, em geral os consoles de videogame têm preferência sobre o computador para 58% de todos os entrevistados, sendo que os adultos preferem os games em PC enquanto as crianças e adolescentes gostam mais de terminais como Xbox, Game Cube e PlayStation. Pelo menos 81% dos jovens entre 15 e 17 anos afirmaram ainda que usam o telefone celular para jogar. Apenas 25% dos adultos "jogadores" que têm consoles usaram o terminal nos últimos seis meses, contra 77% dos jovens entrevistados.

Publicidade

Outras diferenças surpreendentes são apontadas entre jovens e adultos que gostam de games quando o assunto é disputa online: apenas 55% dos adultos entrevistados usa o videogame da nova geração para disputas via rede ou internet, contra 78% dos meninos e 58% das meninas entrevistadas. No grupo de pessoas com idades entre 25 e 34 anos, o volume de mulheres que gostam de disputas pela internet também foi surpreendente: 29%.

Outra curiosidade é que 19% dos amantes de consoles e 15% dos jogadores que preferem o computador disseram que contratariam profissionais especializados para montar ambientes em sua casa totalmente dedicados aos games, com todos os acessórios a que se tem direito.

- Uma ampla oportunidade se abre para os fabricantes nos planos de popularizar os games. Diante deste cenário, apostamos que pelo menos 19 milhões de consoles da terceira geração de videogames de alta definição serão vendidos no primeiro ano de chegada ao mercado, superando os US$ 8 bilhões em vendas - afirmou o analista Steve Koenig, da CEA.