Os concessionários que vencerem nesta segunda-feira a disputa pelos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) deverão investir cerca de 16 bilhões de reais nos três aeroportos durante a concessão, sendo cerca de 2,9 bilhões de reais antes da Copa do Mundo de 2014.

CARREGANDO :)

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os três aeroportos juntos respondem por 30 por cento do trânsito de passageiros no Brasil, por 57 por cento das cargas e por 19 por cento da movimentação de aeronaves.

Confira a seguir os dados dos aeroportos e das concessões:

Publicidade

GUARULHOS

Quem vencer vai operar o aeroporto por 20 anos e terá de investir 4,6 bilhões de reais, dos quais 1,38 bilhão de reais antes da Copa do Mundo de 2014. O lance mínimo para levar o aeroporto é de 3,4 bilhões de reais.

BRASÍLIA

A concessão vale por 25 anos e exigirá do titular investimento de 2,8 bilhões de reais. Do total, 626,5 milhões de reais devem ser aportados antes de 2014. O preço mínimo de outorga é de 582 milhões de reais.

VIRACOPOS

Publicidade

Ao longo dos 30 anos de concessão, o vencedor do leilão terá de investir 8,7 bilhões de reais no aeroporto localizado em Campinas, interior de São Paulo, sendo 873 milhões de reais até a Copa. O piso para outorga é de 1,47 bilhão de reais.

Veja também
  • Empresas de 11 países querem a concessão de três aeroportos brasileiros