O número de passageiros que utilizaram o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 2009 superou o de 2008. Entre janeiro e novembro deste ano, foram transportadas 4,4 milhões de pessoas a partir do terminal. São 138 mil passageiros a mais que em todo o ano passado. A estimativa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que o terminal feche 2009 com crescimento de 12%.
Em 2008, o Afonso Pena movimentou 4,2 milhões de passageiros e há uma perspectiva de que ultrapasse os 4,8 milhões até o final de 2009. Se a previsão se confirmar, o terminal paranaense vai crescer mais do que o esperado pela Infraero para os principais aeroportos brasileiros, que é 10%.
Quanto aos pousos e decolagens, que em 2008 totalizaram mais de 69 mil, a previsão é de que haja um acréscimo de cerca de 9%, com 78,5 mil voos. Até novembro foram quase 72 mil aeronaves partindo e chegando ao Afonso Pena, sendo 3 mil internacionais e 69 mil domésticos.
Outubro apresentou movimento recorde de passageiros, que foi 48% maior em relação ao mesmo mês em 2008. O número de passageiros que embarcaram e desembarcaram no terminal foi de 511.481, o mais alto em um mês na história do Afonso Pena. Pousos e decolagens tiveram um acréscimo de 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A semana que antecedeu ao Natal apresentou uma movimentação 21% maior que no ano passado.
Segundo o superintendente Antonio Pallu a margem operacional (que é a relação entre a receita e a despesa) acima de 40% deve manter o aeroporto de Curitiba entre os 10 primeiros no ranking nacional.
Interior
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, Norte do estado, também já movimentou mais passageiros que em 2008. Entre janeiro e novembro de 2009, foram transportadas 515 mil pessoas. Em todo ano passado, o número de usuários foi de 507 mil.
No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, o movimento ainda é menor que o do ano passado. Em 2008, foram 10.878 pousos e decolagens, sendo 9.952 voos domésticos. O número de passageiros chegou a 766 mil. Até novembro deste ano, o terminal recebeu 10.694 aeronaves e 718 mil passageiros.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast