O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, finalmente vai fazer jus ao "internacional" que carrega no nome. Nos próximos meses, American Airlines, Aerolíneas Argentinas e BQB vão lançar voos diretos entre a capital paranaense e Miami, Buenos Aires e Montevidéu. Por enquanto, apenas a Gol opera uma rota internacional entre o Afonso Pena e Ezeiza, principal aeroporto da capital da Argentina.
A partir de 19 de dezembro, a American Airlines, maior empresa aérea do mundo, vai operar a rota Miami-Curitiba-Porto Alegre-Miami. O voo será diário e partirá de Miami às 22h30 e chegará a Curitiba às 8h30. Daqui, ele parte às 10h para Porto Alegre, e de lá, para Miami às 12h30. O avião pousa em Miami nove horas depois.
Para operação, a American vai usar um Boeing 767-300, com capacidade para 190 passageiros na classe econômica e 28 na classe executiva. Ainda não há uma definição sobre o preço da passagem, mas de acordo com o diretor de vendas para São Paulo e Região Sul da American Airlines, José Roberto Trinca, que esteve ontem em Curitiba, a passagem, principalmente nos primeiros meses de operação, será promocional. Atualmente, o trecho de ida e volta, na American, entre São Paulo e Miami é comercializado a partir de U$ 900.
Segundo Trinca, a única região do país que ainda não era atendida pela empresa era o Sul. "Nós temos 102 frequências semanais entre o Brasil e os Estados Unidos, partindo de sete cidades diferentes, em quatro regiões. Faltava o Sul, que é um mercado importante", diz.
De acordo com o diretor, até o fim do ano, a empresa quer ampliar o número de frequências semanais para 125 e o número de destinos. Atualmente a American voa de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Manaus e Belo Horizonte para Miami, Dallas e Nova York. "Vamos lançar voos do Brasil para Los Angeles e Chicago", revela. "O Brasil é o segundo maior mercado da American", afirma.
Décimo colocado no ranking dos aeroportos mais movimentado do Brasil, com aproximadamente 7 milhões de passageiros em 2012, o Afonso Pena demorou para ser incluído na rota das companhias estrangeiras que entraram com força no mercado aéreo nacional nos últimos cinco anos. Ao todo, 40 companhias atuam no país, nenhuma em Curitiba.