A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu a "nota" (rating) de uma dívida de US$ 4,5 bilhões da montadora General Motors para um nível classificado como "especulativo", devido a um conjunto reduzido de ativos válidos para pagar credores e à fraca demanda por veículos leves.
"Basicamente, a GM está enfraquecendo em termos de ativos que pode garantir", disse o analista de recuperação da Standard & Poor's, Greg Maddock. "A dívida permanece a mesma."
Nota mais baixa
A S&P rebaixou a nota da GM da categoria CCC para CCC-, e revisou seu rating de recuperação de 1 para 2, refletindo seu ponto de vista de que os concessores de empréstimos devem esperar menos recuperação, caso não ocorra pagamento.
Caso a montadora não quite suas dívidas ou arquive-as para a proteção contra falência através do mecanismo conhecido como Capítulo 11, acionistas de sua dívida securitizada devem esperar uma recuperação de 70% a 90% do que lhes é devido, em vez de expectativas anteriores de 90% a 100%, disse a agência.
"O rebaixamento do rating de uma dívida reflete nossa visão de demanda persistentemente mais fraca por veículos leves na América do Norte, assim como um declínio de um conjunto de ativos securitizados", afirmou Maddock em um comunicado.