Uma agência do banco Bradesco de Colombo, na região metropolitana, não poderá mais atender só a funcionários da prefeitura. A Justiça da cidade acatou ação do Ministério Público nesta terça (17), que entende que a agência não pode restringir o atendimento porque fica dentro do Colombo Park Shopping, local onde há grande circulação de pessoas e não apenas de funcionários da prefeitura.
Uma resolução do Banco Central (4.072/2012) determina que pode haver atendimento restrito em alguns postos de atendimento bancário, desde que eles fiquem dentro do estabelecimento público ou privado a que são reservados. "O problema é que a agência fica no segundo andar de um shopping, onde funcionam outros órgãos e também circula bastante gente", justifica o promotor Paulo Conforto, autor da ação.
O promotor diz que o banco colocou em sua fachada uma placa dizendo que o atendimento era exclusivo a funcionários da prefeitura de Colombo. "E isso dentro de um shopping, é evidente que as pessoas ficam revoltadas", comenta.
Multa
A multa estipulada é de R$ 10 mil por cliente não atendido. A medida vale a partir da intimação da agência pela Justiça, que deve ocorrer nos próximos dias. Quem não for atendido no local deve ter alguma comprovação (como ter o depoimento de uma testemunha) e entrar em contato com a 6ª Promotoria de Colombo, diz o promotor.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Bradesco informou que não vai se manifestar sobre o assunto e nem se vai recorrer da decisão.