A agência de classificação de risco Moody's anunciou nessa quarta-feira (21) o rebaixamento das notas de crédito de três grandes bancos americanos, Bank of America, Wells Fargo e Citigroup, ao considerar pequena a probabilidade da Casa Branca sair em socorro destas instituições , caso necessário.
Em comunicado, a Moody's afirmou, no entanto, que acredita que o governo americano seguirá oferecendo algum tipo de respaldo aos grandes bancos do país.
A agência disse que Washington está mais disposto a não ajudar as instituições financeiras que na crise econômica passada, e que nesse momento os riscos de um efeito em cascata são menores.
A Moody's rebaixou as notas de crédito de longo prazo do Wells Fargo e de curto prazo do Citigroup. Os créditos de curto e de longo prazo do Bank of America também sofreram uma queda. Apesar disso, no caso do Bank of America, a Moody's destacou que o banco teve significativo sucesso ao melhorar sua posição de capital e liquidez. Já o Citigroup tem uma posição robusta de liquidez, segundo a agência.
As ações dos três bancos apresentaram queda ao longo do dia no pregão da Bolsa de Valores de Nova York. Desde o início do ano, os títulos das instituições tiveram perdas significativas.