França denuncia "irracionalidade" de agências de classificação

O governador do Banco da França, Christian Noyer, denunciou nesta quinta-feira (15) à imprensa a "irracionalidade" das agências de classificação financeira e suas decisões "incompreensíveis", um dia depois de a Fitch rebaixar em um escalão a nota dos bancos franceses.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)
Veja também
  • Fitch reduz nota de cinco bancos europeus
  • Moody's coloca oito bancos da Espanha em revisão

A agência de classificação creditícia Standard and Poor's anunciou nesta quinta-feira (15) a redução da nota de dez bancos espanhois como consequência da aplicação de uma nova metodologia da nota de bancos e disse que estuda a possibilidade de reduzi-las novamente no curto prazo.

Publicidade

Os bancos afetados são CaixaBank, Bankia, Banco Financeiro e de Poupança, Banco Popular, Bankinter, Banco de Sabadell, Caixa de Poupança e Pensões de Barcelona, Ibercaja Banco, Kutxa e Bilbao Bizkaia Kutxa.

A Espanha foi forçada a reestruturar seu setor financeiro após ele ter sido afetado pelo pela bolha imobiliária em 2008.

A Moody's também já alertou que pode cortar o rating de vários bancos espanhois, incluindo Bankia e Sabadell, citando seu nível de exposição ao risco e fraca habilidade para gerar ganhos.