A Rede Globo divulgou ontem os vencedores 28.º Profissionais do Ano Região Sul, no Clube Curitibano, em recepção organizada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que comanda a afiliada TV Paranaense. A empresa seleciona todos os anos os melhores comerciais que veiculou no período de 12 meses anteriores.
A agência JWT Curitiba foi a vencedora da categoria Mercado, que julga entre trabalhos isolados. A peça Piscina, com direção de Thiago Artimonte e direção de arte de Mário DAndrea e Fábio Miraglia, foi desenvolvida para o cliente Aí, Galera!, de Curitiba.
A agência Dez, de Porto Alegre, foi a vencedora da categoria Campanha, que avalia o conjunto de peças criadas para um mesmo cliente. A direção de criação foi de Carlos Saul Duque e Mauro Dorfman e a direção foi de Gabriel Rubim. A peça "Viu como um palco faz falta" foi desenvolvida para o cliente Theatro São Pedro, de Porto Alegre.
A premiação em nível nacional, destinada comerciais veiculados em todo o Brasil, será feita em 14 de novembro, em São Paulo. Os vencedores das categorias regionais recebem passagens para assistir ao evento na capital paulista. Os vencedores da categoria nacional (diretor e criador da peça), passagens para Paris.
Prêmio
O prêmio é entregue desde 1978 e foi consagrado pelo setor de publicidade televisiva como o mais importante do país.
Nesta etapa regional, concorrem 129 comerciais produzidos por 37 agências e 40 produtoras, exibidos na Rede Globo entre o dia 1.º de abril de 2005 e 31 de março deste ano.
Além das vencedoras, concorriam as agências Blu e G/Pac, de Curitiba, e Escala e Matriz, de Porto Alegre.