Depois de anunciar o recall do M100 no Brasil devido a problemas nos cintos de segurança traseiros dos veículos, a Effa Motors divulgou que o atendimento aos proprietários começa no dia 16 de novembro.
De acordo com a fabricante, a convocação envolve os modelos vendidos no país entre 2008 e 2010. A empresa afirmou que não sabe exatamente quantas unidades apresentam a falha do dispositivo, por isso convocou todos os 900 veículos comercializados no Brasil no período.
A determinação de recall foi anunciada na terça-feira (26) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao do Ministério da Justiça. Segundo relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os cintos de segurança não se encontram em conformidade com as normas brasileiras previstas por lei.
De acordo com a norma do Contran, os cintos de segurança devem ser graduáveis e de três pontos em todos os assentos, sendo que nos assentos centrais eles podem ser do tipo sub-abdominal, aquele que passa apenas pela cintura do passageiro. Segundo o DPDC, nem todos os cintos de segurança do modelo chinês M100 seguem este padrão nacional.
Os cintos traseiros do M100 possuem apenas dois pontos, em diagonal, o que, de acordo com a análise do Denatran, pode causar o chamado "efeito submarino", em que há o risco de escorregamento do corpo para baixo ou para cima, podendo ocasionar lesões no pescoço e até mesmo acidentes.
A Effa esclarece que os cintos de segurança de dois pontos serão gratuitamente substituídos pelo modelo de três pontos. Esta ação não inclui os cintos de segurança dianteiros do M100, que são de três pontos e seguem rigorosamente a normas brasileiras.
Segundo a empresa, a Changhe, fabricante do modelo na China, enviou para o Brasil, por engano, parte dos carros com os cintos de segurança traseiros do tipo diagonal. Por uma falha interna da Effa Motors, estes veículos acabaram sendo comercializados no mercado nacional.A marca esclarece ainda que todos os carros da linha 2011 do M100, que está em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo, e passou recentemente a ser produzida sob supervisão direta da Suzuki, estão chegando ao Brasil com os cintos de segurança laterais traseiros de três pontos, conforme determina o Denatran.
A substituição dos cintos traseiros do M100 será efetuada pelas concessionárias em cerca de uma hora, diz a marca. O agendamento pode ser feito pelo site www.effamotors.com.br ou pelo telefone (11) 4153-3253.
8/1 completa dois anos com presos sendo tratados pior que traficantes
Indicada por Lula, futura presidente do Tribunal Militar diz que não é hora de discutir anistia
Evento 8/1: um abraço à democracia ou estratégia política? Assista ao Entrelinhas
Conanda publica resolução de aborto em meninas de 14 anos, sem aval dos pais, até 9 meses
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast