Demonstração do Galaxy Tab na Coreia, terra da Samsung: pacotes das operadoras barateiam produto, mas custam caro| Foto: Divulgação/Samsung

Duas telas, sem teclado

A Acer apresentou na semana passada, em uma entrevista coletiva em Nova York, o Iconia, um modelo de tablet com duas telas, desenhado para concorrer com iPads e companhia.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

Novo OS acrescenta funções ao gadget da Apple

A Apple lançou na semana passada a mais recente versão de seu sistema operacional para o iPad, que oferece aplicativos multitarefas, caixa de entrada unificada e impressão wireless. Entre as novidades está também o Game Cen­­ter, por meio do qual os usuários poderão desafiar amigos ou en­­contrar adversários para jogos on-line e compartilhar seus escores – uma funcionalidade semelhan­te à que a Micorsoft apresentou ao integrar o Windows Phone 7 à re­­de Xbox Live.

A Apple anunciou que o iOS 4.2 para iPad, iPhone e iPad Touch oferece, além disso, cerca de cem novas funções para esses aparelhos. O presidente da Apple, Steve Jobs, disse que o novo sistema operacional, que pode ser baixado gratuitamente na loja virtual iTunes, converte o iPad num produto "totalmente novo". "Bem a tempo para a temporada dos feriados", acrescentou. Ou seja, a tempo de turbinar as vendas para o Natal.

A atualização do software segue uma regra para a indústria de eletrônicos, que a Apple tem sido muito eficiente em seguir: apresentar periodicamente fatos novos para renovar o interesse em seus produtos. Com o lançamento do iPad, em abril, a Apple havia tomado distância em relação a seus competidores, mas o surgimento de outros aparelhos semelhantes (o Galaxy Tab, o Dell Streak, o HP Slate e o anunciado BlackBerry Playbook, da RIM, são os mais fortes) tornou essa dianteira mais frágil.

Provocativo, Jobs não perdeu a chance de tocar no assunto da concorrência. "Mais uma vez, o iPad com o iOS 4.2 vai definir o alvo que os outros tablets tentarão atingir. Muito poucos ou mesmo nenhum , entretanto, conseguirão", falou.

Da Redação com agêcias

Confira os três principais tablets concorrentes
Publicidade

Eles já estavam no mercado, trazidos do exterior por viajantes e amigos. Agora começa seu desembarque oficial. Eles – os tablet PCs – têm sido vistos co­­mo o futuro da computação pessoal. Sua popularização por aqui, entretanto, vai depender dos preços. Não somente dos aparelhos, mas também das conexões de dados oferecidas pelas operadoras de telefonia.

O primeiro desembarque ocorreu na semana passada. Embora não tenha sido o primeiro tablet da nova geração a surgir no mercado, o Galaxy Tab, da Samsung, chegou antes ao Brasil. O aparelho foi lançado na semana passada, dois meses e meio após debutar na feira alemã IFA. Aparentemen­te, a companhia coreana foi mais ágil em costurar acordos de distribuição com as telefônicas brasileiras, um grupo com o qual já se relaciona graças aos telefones e smartphones que vende no país. A Apple, pioneira com seu iPad, mas reconhecidamente rígida em suas ne­­gociações, acabou ficando para depois.

TIM, Claro e Vivo começaram na semana passada a vender o Galaxy Tab em sua rede de lojas. Os preços, como virou praxe nas operadoras, varia conforme o plano escolhido – no caso, plano de dados, já que a principal vocação do tablet é o acesso à internet. O preço su­­gerido pela própria Samsung é de R$ 2.699. Na Vivo, é possível comprar o aparelho até por R$ 599. Na contratação do Plano Vivo Vo­­cê 100, com 4 gigabytes de da­­dos, o modelo sai por R$ 1.299. Na Claro, é possível levar o aparelho por R$ 1.099 no plano Banda Larga 10GB, com mensalidade de R$ 199,90. Já na TIM, o preço é de R$ 2.280.

iPad wifi

Já o iPad deve ser lançado no país na primeira quinzena de dezembro. A previsão é que o início das vendas ocorra ainda nesta semana, na quinta-feira. Os preços estimados pela Fnac – uma das empresas que re­­vendem Apple no país – va­­riam de R$ 1.899 a R$ 2.499, de­­pendendo da capacidade de armazenamento. Os valores se referem ao modelo com acesso à rede via wifi – os iPads com conexão 3G ainda não estão con­­firmados. Nas lojas da Fnac, funcionários já estão ca­­dastrando clientes interessados em ficar em lista de espera para comprar o produto assim que ele estiver disponível.

Publicidade

Entre outros revendedores oficiais da Apple, a Saraiva não se pronunciou. A informação obtida com vendedores das lojas da Fast Shop, A2You, iTown e myStore é que "há grande probabilidade’’ de o anúncio ser nos próximos dias. O preço estimado por esses é a partir de R$ 1.700.

Entre as operadoras de telefonia celular, mais interessadas na versão com 3G, também não há previsão de lançamento. A Oi já anunciou planos especiais de dados para o iPad – válidos inclusive para aqueles que forem trazidos do exterior –, mas não confirmou a data de chegada do aparelho. A TIM afirma que está negociando com o fabricante. Vivo e Cla­­ro não confirmaram as datas. A Apple também não comentou as informações.