Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tributos

Ainda dá tempo de pagar o IPVA à vista com 15% de bonificação

Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA | Divulgação/Polícia de Plam Beach
Ficha da prisão de Sônia Hadad Hernandes, divulgada pela polícia de Palm Beach, nos EUA (Foto: Divulgação/Polícia de Plam Beach)

Acaba amanhã o prazo para pagamento do Im-posto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) para os carros com placa final 1 com o desconto máximo de 15%. Para o final 2, o vencimento é na terça-feira, 6, e assim sucessivamente até 16 de fevereiro (confira tabela). A partir de 5 de março começa a segunda etapa de pagamento, com bonificação de 5%.

Conforme explica o chefe do setor de IPVA da Receita Estadual, Édson de Oliveira, o imposto pode ser pago em qualquer agência bancária, se o contribuinte tiver em mãos a ficha de compensação en-viada pelos Correios. "Outra opção é acessar o site da Receita (www.fazenda.pr.gov.br) e imprimir o boleto. Mas nesse caso, o pagamento deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil."

A alíquota do imposto varia entre 1% e 2,5% do valor de mercado do veículo e o pagamento também pode ser parcelado em até cinco vezes – a primeira parcela vence em março, também de acordo com o último número da placa.

Mas quem tem dinheiro e pode pagar à vista deve aproveitar o desconto oferecido pela Receita Estadual. "A bonificação é excelente. Vale a pena aproveitar porque qualquer tipo de aplicação que se faça com o valor não terá um rendimento maior, diz o professor de economia do Unicemp, Hugo Meza.

A poupança, por exemplo, teve rentabilidade em torno de 8,4% no ano passado, sem descontar a inflação, segundo a consultoria Eco-nomática. As aplicações em fundos de renda fixa, em média, tiveram rendimento semelhante no mesmo período, 15% – porém, ao longo de 12 meses. Segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), eles renderam cerca de 15% em 2006. Para os fundos referenciados DI, o rendimento foi de cerca de 14%.

Uma opção para quem não tem dinheiro e quer aproveitar o desconto é contratar uma das linhas de crédito especiais para esse tipo de despesa oferecidas pelos principais bancos. Como os juros são relativamente baixos, se o pagamento for feito em curto prazo, ainda será vantagem fazer o empréstimo. O importante é colocar os dados na ponta do lápis e comparar. O Banco do Brasil, por exemplo, oferece uma linha de crédito para pagamento do imposto em até 48 vezes com juros de 2,41% ao mês. Os clientes da Caixa Eco-nômica Federal têm opções de financiamento com juros a partir de 1,3% ao mês, também para pagamento em até 48 meses.

Imóveis

Outro tributo que vence nos próximos dias é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem quiser aproveitar o desconto de 5% oferecido pela prefeitura de Curitiba deve pagar à vista até 12 de fevereiro. O contribuinte também pode fazer o pagamento em até 10 vezes, desde que as parcelas não sejam menores do que R$ 10. Os valores foram corrigidos em 3%, seguindo a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. Os carnês já foram enviados pelo correio para a casa dos contribuintes. Quem não recebeu pode imprimi-lo no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.