A Air France informou que cancelou 60% dos voos em todo o mundo previstos para esta terça-feira (16), por causa da greve de pilotos da empresa, iniciada na segunda-feira (15). A companhia voltou a recomendar que passageiros com passagens compradas para até o dia 22 de setembro (data prevista para o fim da paralisação) adiem suas viagens, para evitar transtornos.
A aérea já havia confirmado cancelamentos de 12 voos em cidades brasileiras, entre segunda e quarta-feira passadas. Nesta terça (16), cinco voos envolvendo Paris, Rio e São Paulo não decolam. Outro avião que partiria do Rio em direção a Paris nesta quarta-feira à tarde também foi cancelado. Procurada na manhã desta terça, a empresa ainda não informou outros cancelamentos.
Segundo a Air France, todos os passageiros estão sendo informados com até 24 horas de antecedência sobre possíveis cancelamentos. A empresa afirma ter enviado cerca de 600 mil mensagens para avisar passageiros afetados pela greve nesta terça-feira. A companhia recomenda ainda que clientes que tenham dúvidas acessem o site da Air France.
A greve dos pilotos foi convocada para protestar contra os planos da Air France de transferir parte de suas operações na Europa para sua filial de baixo custo, a Transavia. Os sindicatos são contra a estratégia, que deve levar a corte de salários. O movimento da aérea é visto como uma resposta à concorrência das asiáticas, que dominam o mercado de voos mais baratos.