O Airbnb está de olho na aviação para complementar o tripé: hospedagem, experiência e locomoção ao destino. A plataforma de viagens anunciou nesta quinta-feira (7) a contratação de Fred Reid como head global de transportes. Executivo com 30 anos de experiência em aviação, o executivo terá a missão de criar uma área nova que complementa um tripé na empresa. Tudo indica que a empresa vai buscar parcerias para oferecer viagens que tragam algum tipo de experiência.
Em comunicado, o Airbnb explica que a área de transportes será construída através de “parcerias e serviços que tornem as viagens completas”. Além do aéreo, a companhia planeja “oportunidades econômicas significativas” para parceiros também em outras modalidades de transporte.
“Houve um tempo em que embarcar em um avião era uma viagem por si só, mas com o passar dos anos, chegar ao seu destino se tornou algo que não desfrutamos mais. Acreditamos que isso precisa mudar”, disse o cofundador, CEO e líder de comunidade do Airbnb, Brian Chesky, na nota.
“Vamos explorar uma ampla gama de ideias e parcerias que possam melhorar o transporte nas viagens, mas ainda não definimos exatamente como”, acrescentou Chesky. Segundo a empresa, não há interesse na construção de uma companhia aérea própria “ou apenas criar outro canal na Internet onde é possível simplesmente adquirir uma passagem de avião”. O foco é mudança na experiência, diz o CEO.
Currículo
Antes do Airbnb, Reid era Presidente do Cora Aircraft Program, uma divisão da Kitty Hawk, onde supervisionava o desenvolvimento de aeronaves autônomas de decolagem vertical. Antes disso, foi presidente da Flexjet, unidade operacional independente da Bombardier, a maior fabricante mundial de aviação executiva. Também fundou a Virgin America, presidiu a Delta Airlines e a Lufthansa e liderou a formação das alianças SkyTeam e Star Alliance de companhias aéreas.
“Estou animado em chegar à empresa para trabalhar com o terceiro pilar da experiência de viagem: como você chega lá. Seja no ar ou no solo, vejo diversas possibilidades para criar produtos e estabelecer parcerias com outras empresas que tornem as viagens mais fáceis e divertidas”, disse Reid.