A plataforma online de hospedagem alternativa Airbnb passará a aceitar cartões de crédito nacionais, boletos e parcelamento no Brasil, enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016, evento do qual é uma fornecedora oficial de serviços.
Até agora, o site norte-americano aceitava apenas cartões de crédito internacionais e pagamento via PayPal, sem parcelamento. O objetivo da iniciativa é aumentar o número de brasileiros no serviço, que permite a pessoas alugarem quartos para viajantes.
“Desde que começamos no Brasil, o número de estrangeiros foi sempre maior que o de brasileiros”, disse diretor geral do Airbnb no país Christian Gessner. “Esperamos com essa iniciativa equilibrar isso”. Os novos meios de pagamento serão aceitos a partir desta terça-feira.
Atualmente, o Airbnb tem 45 mil anúncios no país, com média de quatro dormitórios por imóvel. Somente no Rio de Janeiro são 20 mil anúncios. É o maior mercado da empresa na América Latina e o quarto no mundo. Em 2011, quando entrou no país, o Airbnb tinha cerca de 3 mil anúncios.
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Leia a matéria completaAs reservas de quartos já começaram a acelerar com o início da venda de ingressos para as Olimpíadas, disse Gessner. “Durante a Copa de 2014, mais de 20% de todos os visitantes internacionais se hospedaram no país via Airbnb. Esperamos porcentagem significativa para as Olimpíadas”.
Pelas estimativas oficiais, as Olimpíadas devem atrair 380 mil visitantes estrangeiros ao país, enquanto 3 milhões de brasileiros também devem viajar para assistir aos jogos.
A perspectiva é que as novas formas de pagamento atraiam brasileiros. Segundo Gessner, em 2011 a participação de clientes estrangeiros era de 90%, fatia que passou a 70% atualmente. “Vamos chegar perto de um equilíbrio.”
Oportunidade
Mesmo com a desaceleração econômica, o Airbnb vê bom cenário para o turismo no Brasil nos próximos anos. “Uma vantagem para o nosso negócio é que o viajante consegue achar opções mais baratas de hospedagem”, disse, completando que esse fator ganha importância em momentos de crise. O site, criado em 2008 em San Francisco, opera em mais de 190 países e 34 mil cidades, com mais de 1 milhão de espaços anunciados.
A plataforma online está virando modelo para solucionar problemas de acomodação em grandes eventos no país, disse no fim de março o cofundador da empresa Joa Gebbia.
A empresa tem inspirado concorrentes locais, como o Hotel Urbano, que investiu R$ 5 milhões numa nova plataforma para concorrer com o Airbnb em grandes eventos.
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